Ciência é estimulada para alunas da rede pública do Rio de Janeiro
O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência trouxe estímulo da Fiocruz para as alunas de escolas públicas do Rio. Saiba mais!
As portas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estarão abertas nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, para as meninas e adolescentes que estudam em escolas públicas do Ensino Médio no estado do Rio de Janeiro. A Fiocruz permitirá que as alunas conheçam os laboratórios e instalações da instituição em virtude do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, que é celebrado dia 11 de fevereiro.
Para isso, as alunas devem se inscrever até o dia 22 de janeiro, observando o regulamento disponível do site do programa. As inscrições foram abertas no dia 2 de janeiro.
De acordo com a coordenadora de divulgação científica da Fiocruz, Cristina Araripe, todas as meninas do Rio de Janeiro estão sendo incentivadas a se inscreverem, independentemente de suas condições financeiras.
Isso porque é possível que sejam estabelecidas parcerias entre as secretarias de Educação e as escolas, buscando viabilizar a participação de meninas de todas as classes sociais. As professoras também estão sendo estimuladas a encorajarem as alunas a participarem.
Ainda, nas palavras de Cristina Araripe, “a gente tem uma expectativa de receber muitas inscrições. Temos 100 vagas e a gente vai adotar, com certeza, critérios ligados à diversidade”.
A instituição Fiocruz pretende levar o programa para todos os estados em que possui centros de pesquisa, que são outros 10, além do Rio de Janeiro.
Para ter a oportunidade de conhecer o campus da Fiocruz em Manguinhos, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, visitar os laboratórios, conversar com mulheres cientistas e vivenciar atividades de pesquisa que serão realizadas na instituição, é preciso preencher as informações solicitadas no site, bem como enviar a autorização dos pais ou responsáveis.
Além disso, é preciso responder à duas perguntas, com 100 palavras em cada uma das respostas. As questões são: “Quais são as principais áreas de conhecimento do seu interesse?”; e “Qual a importância das mulheres na ciência?”.
Comentários estão fechados.