Esse aplicativo é capaz de detectar redações feitas por IA
As inteligências artificiais não param de evoluir e hoje apresentamos mais uma inovação.
A facilidade de produzir coisas pela internet permitiu que até mesmo textos fossem gerados por inteligência artificial (IA). Com isso, muitos utilizam disso para realizar trabalhos acadêmicos e afins, no intuito de atingir a nota máxima. No entanto, ao mesmo tempo, novas tecnologias são criadas para identificar produções geradas por IAs. O que é o caso do aplicativo GPTZero. Confira agora como ele funciona.
A inteligência artificial geradora de textos
Primeiramente, é necessário conhecer um pouco a IA capaz de gerar textos semelhantes aos do homem. Em novembro de 2022, a OpenAI desenvolveu, em seus laboratórios de pesquisa, a IA conhecida como ChatGPT.
Basicamente, a tecnologia tem base em outra IA de processamento de linguagem que tem a incrível capacidade de produzir textos muito próximos aos nossos. Com isso, diversos usuários utilizaram dela para se apossar de diversas produções, desde músicas até códigos computacionais e redações.
Neste sentido, diversos trabalhos de pesquisa e até mesmo artigos foram produzidos pelo Chat GPT, tornando-se um grande problema acadêmico.
O GPTZero
Em contrapartida, o universitário de 22 anos, Edward Tian, graduando em ciência da computação, trouxe ao mercado o aplicativo GPTZero. O nome da criação já sugere qual o seu objetivo, que é identificar as produções feitas pelo ChatGPT.
Pouco tempo após o lançamento do app, já era possível contabilizar mais de 30.000 usuários. Obviamente, muitos eram profissionais da área da educação que o utilizavam para verificar a autoria dos trabalhos de seus alunos. Inclusive, os docentes deram um feedback bastante positivo a Edward, onde alegaram obter uma boa experiência e que de fato funcionava.
Ademais, o GPTZero conta com uma espécie de sensor que tem a função de medir o nível de complexidade de uma determinada produção. A partir disso, se a obra analisada for muito complexa, conclui-se que foi um humano que a produziu, senão, é de autoria de uma IA. Em relação ao acesso, foi garantido que os usuários poderão dispor de uma versão gratuita, sendo assim acessível a todos de forma vitalícia.
Comentários estão fechados.