'Acupuntura sem agulha' ajuda na perda peso, diz estudo
Segundo a pesquisa, estimular seis pontos na orelha externa por meio da acupuntura pode ajudar a reduzir a circunferência da cintura, a gordura corporal e o índice de massa corporal (IMC).
Pesquisadores de uma clínica em Tóquio, no Japão, liderados pelo Dr. Takahiro Fujimoto, conduziram um estudo que revelou que a acupuntura na orelha, combinada com uma dieta restrita, pode ser benéfica para a perda de peso, redução do IMC e diminuição da gordura corporal.
O estudo sugere que o uso de contas de metal para estimulação da acupuntura é um método mais simples para controlar os desejos alimentares em comparação com as agulhas intradérmicas tradicionais, pois não requer a expertise de um acupunturista profissional.
Entenda melhor esse estudo!
‘Acupuntura sem agulha’
O Dr. Fujimoto explica que as pequenas contas de metal, quando colocadas em pontos específicos da orelha externa, estimulam os nervos e órgãos que regulam o apetite, a saciedade e a fome. Esse tipo de acupuntura é praticado no Japão há mais de 30 anos.
A acupuntura, baseada na medicina tradicional chinesa, concentra-se no fluxo de energia do corpo. A teoria afirma que bloqueios ou interrupções nesse fluxo podem afetar negativamente a saúde física e mental.
Por sua vez, a acupuntura auricular, aplicada na orelha externa, é creditada por restaurar o fluxo local e tratar diversas condições de saúde.
Estudos anteriores mostraram que a acupuntura auricular pode auxiliar no tratamento da dependência de drogas, na cessação do tabagismo e na perda de peso.
Os mecanismos precisos por trás da sua eficácia ainda não estão claros, mas acredita-se que eles regulem o sistema endócrino, modulem o metabolismo, auxiliem a digestão e reduzam o estresse oxidativo.
Novo estudo
O novo estudo envolveu 81 homens japoneses com sobrepeso ou obesidade e altos níveis de gordura abdominal. Contas de metal para a orelha, com 1,5 mm, foram colocadas em seis pontos de acupuntura em ambas as orelhas.
Os participantes receberam pressão contínua nos pontos de acupuntura ao fixarem as contas com fita cirúrgica. As contas foram substituídas duas vezes por semana e os participantes receberam orientações dietéticas ao longo do tratamento de três meses.
Após os três meses, diferenças significativas foram observadas. Os participantes apresentaram uma redução média de 10,4 cm na circunferência da cintura (de 98,4 cm para 88 cm) e uma diminuição de 4% na gordura corporal total (de 28,2% para 24,3%).
A gordura corporal abdominal, que não é saudável, também diminuiu em média 2 pontos em uma escala de 1 a 59, e o IMC diminuiu quase 3 pontos.
O Dr. Fujimoto concluiu que a acupuntura na orelha, quando combinada com dieta e exercício, pode auxiliar na perda de peso. Isso ocorre por meio da redução dos desejos e do apetite, da melhoria da digestão e da aceleração do metabolismo.
Comentários estão fechados.