Devo compartilhar o sabonete com minha família?
Você já se perguntou se existe algum problema em compartilhar o sabonete com outros membros da sua família?
Muitas pessoas não entendem sobre o assunto, e, por isso, hoje trouxemos algumas informações para que você tire suas próprias conclusões. Acompanhe a seguir!
Os sabonetes têm germes?
Segundo alguns especialistas e profissionais da área da saúde, existem muitos germes que podem estar contidos nos sabonetes, além de bactérias como Salmonella, E. coli e shigella.
Existem alguns vírus que também podem ficar contidos nos sabonetes, e eles, quando entram em contato com a pele, com alguns machucados ou feridas, podem se espalhar e causar problemas.
Os sabonetes podem conter germes e, segundo alguns estudos, podem ser contaminados a partir do primeiro uso. Conforme você compartilha com outras pessoas, eles também podem se espalhar de pele para pele.
Os sabonetes podem transmitir infecções?
Conforme especialistas, mesmo que compartilhar o sabonete com outros membros da família seja uma coisa comum, existem infecções que podem ser transmitidas de pessoas para pessoas com esse hábito.
Em estudos feitos em 2008 com alguns jogadores de futebol, foi observado que, conforme o sabonete era compartilhado com mais pessoas, a quantidade de infecções que podem ser transmitidas é maior.
Justamente por isso é interessante que esse item não seja compartilhado, mesmo que entre membros da mesma família.
Usar o mesmo sabonete pode trazer doenças?
Como dissemos, mesmo que o hábito de compartilhar sabonete seja comum nas famílias, não é a opção mais segura, principalmente por trazer doenças.
O ideal é que cada pessoa tenha o seu próprio sabonete, porque, além de poder trazer problemas para a pele, dessa forma você também evita que a sua pele fique ressecada, afinal, não temos o mesmo tipo de pele dos nossos familiares. Outra possibilidade é utilizar sabonete líquido, assim, não haverá contato com a pele.
O que fazer para evitar isso?
Se você tem o costume de utilizar o mesmo sabonete com pessoas da sua família ou até mesmo compartilhar o seu com pessoas próximas, o ideal é que você enxágue o sabão antes de usar no seu corpo.
Além disso, observe se você está ensaboando bem o seu corpo depois de usar o sabonete que foi compartilhado.
Também é interessante que você lave a barra de sabonete assim que terminar de usar, e seque também. Isso porque as bactérias podem crescer de forma mais facilitada em áreas molhadas, fazendo com que alguns problemas ou infecções de pele apareçam.
Coloque essas dicas em prática para não se preocupar com nenhuma doença de pele.
Comentários estão fechados.