PERIGO: conheça alguns alimentos RADIOATIVOS que você come sempre
Pode parecer inacreditável em um primeiro olhar, mas diversos alimentos comuns possuem radiação acima do permitido. Continue lendo e saiba mais!
Um vídeo polêmico que está circulando nas redes sociais gerou muito burburinho recentemente ao afirmar que alimentos como bananas são radioativos.
Além das bananas, há outros alimentos que têm traços de radioatividade, como batatas, cenouras, amendoins, espinafre, leite, carne e até mesmo a água potável. Mas, calma, essa radioatividade citada é algo que faz parte da natureza.
A verdade por trás da radioatividade dos alimentos
Embora essa história de alimentos radioativos seja verdadeira, não é motivo para pânico. Na verdade, especialistas garantem que a pequena quantidade de radiação presente nesses alimentos não representa nenhum risco para a saúde humana.
Elementos radioativos como Potássio-40 (K-40), Urânio-238 (U-238) e Tório-232 (Th-232) ocorrem naturalmente em itens como ar, solo, rochas e água.
Esses elementos são absorvidos pelas plantas e, por sua vez, pelo corpo humano. No entanto, os níveis de radiação desses elementos são extremamente baixos e não causam danos.
Por exemplo, as bananas contêm potássio, incluindo uma forma levemente radioativa chamada K-40. No entanto, os especialistas afirmam que as quantidades são tão minúsculas que não impactam nossa saúde de forma alguma.
Murillo Freire, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos, esclarece que “consumir alimentos naturalmente radioativos em quantidades normais não representa um risco significativo para a saúde humana”.
(Imagem: Shutterstock/reprodução)
Essa radioatividade natural é muito diferente daquela associada a elementos altamente radioativos, como o plutônio e o urânio usados em bombas nucleares e usinas nucleares.
Os níveis de radioatividade nesses alimentos são muito baixos, enquanto os elementos altamente radioativos liberam radiações perigosas em níveis muito mais elevados.
Para colocar em perspectiva, ao comer uma banana, você está consumindo uma quantidade de material radioativo que equivale a uma dose efetiva de 0,1 microsieverts (μSv), uma unidade de medida usada para a radiação. Em comparação, um simples raio X de tórax nos expõe a 200 vezes mais radiação do que uma banana.
Então, se você está se perguntando se deve ou não continuar comendo bananas e outros alimentos radioativos, a resposta é sim, com certeza! Esses alimentos são seguros para consumo e parte da exposição natural à radiação que todos enfrentamos diariamente.
O verdadeiro perigo reside em elementos altamente radioativos, que têm uma presença muito mais significativa e podem causar danos ao corpo humano a longo prazo.
Comentários estão fechados.