Inscritos no Pé-de-Meia podem pedir isenção da taxa de inscrição do Enem até AMANHÃ (26)
Tecnicamente esses estudantes já são isentos, mas precisam solicitar o benefício assim como os demais.
Nos últimos meses o governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), implementou o programa Pé-de-Meia, que oferece incentivo financeiro a estudantes do ensino médio.
Para fazer parte do programa os alunos precisam cumprir uma série de pré-requisitos específicos.
Dentre eles, ser comprovadamente integrante de uma família de baixa renda, o que pode ser atestado por meio do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Uma vez aprovado e inserido no programa, o aluno passa a ter direito a receber determinadas quantias em uma poupança especial.
Tais valores incluem uma bonificação por participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), destinados apenas a alunos do terceiro ano do ensino médio.
Por falar no Enem, os participantes do Pé-de-Meia também estão tecnicamente isentos de pagar a taxa de inscrição para o exame.
Isso porque o critério para concessão da isenção é justamente ser integrante do CadÚnico, fato que já é consolidado para quem está no Pé-de-Meia.
Entretanto, a elegibilidade para a isenção não é automática. Os estudantes que integram o Pé-de-Meia precisam solicitar a gratuidade normalmente.
Inclusive, se você faz parte do Pé-de-Meia e deseja ficar isento de pagar a taxa de inscrição do Enem 2024 precisa correr, pois o prazo para o pedido se encerra nesta sexta-feira (26).
Se você tem direito, corra para obter a isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 – Imagem: Reprodução
Como funciona o pedido de isenção do Enem?
Podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem estudantes de baixa renda que consigam comprovar sua vulnerabilidade financeira, como é o caso dos inscritos no CadÚnico.
É ainda exigido que esses alunos tenham concluído o ensino médio em uma escola pública ou como bolsista integral em uma instituição particular, dentre algumas outras exigências menores.
Com tais pré-requisitos atendidos e devidamente inscrito no Enem 2024, o estudante pode acessar a Página do Participante e iniciar o processo de solicitação, bastante intuitivo e claro.
Conforme explicado anteriormente, os pedidos de isenção para isenção da taxa do Enem só serão aceitos até amanhã, sexta-feira (26), com os resultados divulgados em 13 de maio.
Quem tiver a solicitação negada pode contestar isso entre os dias 13 e 17 de maio. No dia 24 do mesmo mês saem os resultados dos recursos contra as negativas à isenção.
Com informações do site do Guia do Estudante.
Comentários estão fechados.