O que é adjetivo?
Os adjetivos são as palavras que dão característica aos substantivos. Conheça agora as classificações e flexões dos adjetivos.
Você sabe o que é adjetivo? O adjetivo se define pelas palavras que caracterizam o substantivo. Existem três formas de flexão dos adjetivos, que são: gênero (masculino ou feminino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo).
Além disso, os adjetivos podem ser classificados entre: simples, composto, primitivo, pátrio e derivado. Entenda como esses adjetivos são contextualizados.
Flexão dos adjetivos
O adjetivo apresenta três flexões, que são: gênero, número e grau. Confira abaixo:
Flexão de Gênero
Os adjetivos de gênero podem ser classificados como uniformes, que possuem apenas uma forma de indicar o gênero, e biformes. No segundo caso, os adjetivos se adaptam para o masculino e feminino. Confira os exemplos abaixo:
- Adjetivos uniformes: legal, interessante, frágil, exemplar e ruim;
- Adjetivos biformes: belo, bela, lindo, linda, chato, e chata.
Flexão de Número
Neste caso, refere-se a singular e plural. Dessa forma, existem os adjetivos simples, que a flexão deve obedecer a quantidade de substantivo, e os adjetivos compostos. Neste, o adjetivo deve se pluralizar de acordo com o substantivo a que está se referindo. Confira:
- Adjetivos simples: Livro legal, livros legais, menino triste, meninos tristes;
- Adjetivos compostos: A criança é surda-muda, as crianças são surda-mudas.
Vale lembrar que se a palavra for um adjetivo e o segundo elemento um substantivo, não existe variação no número. Por exemplo: Macacão amarelo-queimado – macacões amarelo-queimado.
Flexão de Grau
As flexões de grau se referem à intensidade que um adjetivo dá a uma palavra. Esta flexão pode ser dividida entre grau comparativo e superlativo. Enquanto o primeiro é utilizado para indicar uma característica em dois ou mais seres, o segundo não tem relação entre os seres, fazendo com que algo ou alguém se destaque.
O grau comparativo pode ser subdividido a ideias de igualdade, superioridade e inferioridade. Confira nos exemplos abaixo:
- Igualdade: O Marcos é tão bonito quanto o João;
- Superioridade: O Marcos é mais bonito que o João;
- Inferioridade: O Marcos é menos bonito que o João.
Já o grau superlativo, pode ser subdividido entre relativo, que se refere a uma característica que se destaca em meio a outras e absoluto, que remete a excesso. Confira os exemplos abaixo:
- Relativo: A Marcela é a melhor professora da escola; a Marcela é a pior professora da escola;
- Absoluto: Você é muito engraçada (analítico); Você é engraçadíssima (sintético)
Classificação dos adjetivos
Alguns aspectos morfológicos e semânticos diferentes estão presentes nos adjetivos. Dessa forma, existem as seguintes classificações de abjetivos: primitivos, derivados, pátrios, simples e compostos.
Primitivos
Os adjetivos primitivos são os compostos por apenas um radical e não possui sufixo ou prefixo. Confira alguns exemplos de adjetivos primitivos:
- Grande;
- Pequeno;
- Verde;
- Azul.
Derivados
Os adjetivos derivados são formados a partir de outros radicais. Isso é feito acrescentando afixos derivacionais. Confira os exemplos abaixo:
- Eufórico;
- Grandioso;
- Entusiasmado;
- Duvidoso.
Pátrios
Os adjetivos pátrios se referem à origem da pessoa ou objeto, sendo continente, país, cidade, entre outros. Confira abaixo:
- Brasileira;
- Europeia;
- Capixaba;
- Carioca.
Simples
Os adjetivos simples são compostos por apenas um radical, como mostra os exemplos abaixo:
- Honesta;
- Fácil;
- Rosas;
- Monstro.
Compostos
Os adjetivos compostos são constituídos por mais de um radical. Por exemplo:
- Castanho-escuro;
- Amarelo-canário;
- Político-institucional;
- Vermelho-claro.
Leia também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.