Ascaridíase – O que é, ciclo, transmissão, sintomas, prevenção, tratamento
A ascaridíase é uma doença causada por um verme nematelminto.
Essa é a verminose mais frequente no mundo.
O corpo desse verme é bem liso e escorregadio pois tem uma cutícula revestindo toda sua superfície corporal. Eles possuem uma cor amarelo-rosada e parasitam o intestino humano, onde vivem, se alimentam e reproduzem.
Sintomas de ascaridíase
Essa doença é assintomática na maioria das vezes, principalmente quando o número de vermes ainda é baixo no hospedeiro. Em fase inicial, pela migração das larvas dentro do corpo, o indivíduo pode apresentar febre, falta de ar e tosse.
Se o número de vermes for muito grande pode ocorrer distensão e dor abdominal e diarreia. Em casos mais graves, pode levar à perda de peso acelerada, desnutrição e problema de aprendizado (principalmente em crianças).
Transmissão
A transmissão da ascaridíase tem maior ocorrência em locais onde não existe saneamento básico. Os ovos que foram liberados pelas fêmeas no intestino humano são liberados através das fezes e podem contaminar o solo e recursos hídricos.
A ingestão de água ou alimentos contaminados são a forma de transmissão dessa doença.
Depois de ingeridos, os ovos eclodem no intestino liberando a nova larva. Elas penetram e perfuram a parede do intestino e migram para os pulmões através do sangue.
Nos pulmões, as larvas chegam nos alvéolos e posteriormente nos brônquios. A partir daí atingem a faringe e são, inconscientemente, engolidos passando novamente pelo estômago e chegando ao intestino onde se tornam vermes adultos e se reproduzem.
Diagnóstico e tratamento de ascaridíase
O diagnóstico pode ser feito por um simples exame de fezes e o tratamento deve ser feito com vermífugo indicado pelo seu médico, além de adoção de novo hábitos sanitários.
Profilaxia
- Bons hábitos de higiene pessoal;
- Saneamento básico;
- Lavar bem frutas e legumes antes de comer;
- Ferver ou filtrar a água antes de consumir,
Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas no mundo tenha ascaridíase, as populações mais afetadas estão nos continentes Africano, Sul-Americano e Asiático, e é uma infecção que se não tratada pode levar à morte.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.