Tribunal de Nuremberg

O Tribunal de Nuremberg foi criado em 1945 com o intuito de julgar os crimes cometidos pelos nazistas durante a II Guerra Mundial.

PUBLICIDADE

Após a rendição nazista em maio de 1945, muitos de seus colaboradores – durante a Segunda Guerra Mundial – foram julgados no Tribunal Militar Internacional de Nuremberg.

O intuito era julgar os crimes cometidos pelos nazistas durante esse período, por isso uma série de julgamentos foram realizados na cidade de Nuremberg, na Alemanha, entre 1945 e 1946.

O que foi o Tribunal de Nuremberg

O Tribunal de Nuremberg tinha por intuito julgar os crimes cometidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945).

PUBLICIDADE

Foram julgamentos que ocorreram entre 20 de novembro de 1945 a 1 de outubro de 1946.

Oficiais do Partido Nazista, militares da alta patente alemã e profissionais liberais que contribuíram diretamente com o projeto de extermínio nazista foram indiciados e condenados contra suas práticas.

Adolf Hitler – o grande influenciador e causador da tragédia do Holocausto – suicidou-se antes do julgamento, assim como dois importantes membros do Partido Nazista, Heinrich Himmler e Joseph Goebbels.

PUBLICIDADE

Diversos apoiadores do regime fugiram. Um deles foi Josef Mengele, considerado o médico mais sanguinário dos campos de concentração, era conhecido como “Anjo da Morte”, fugiu e terminou sua vida no Brasil, onde morreu em 1979.

As penas entre os condenados variavam entre:

  • Condenação à morte por enforcamento;
  • Prisão perpétua;
  • Prisão com tempo determinado;

PUBLICIDADE

Criação do Tribunal de Nuremberg

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, os países vencedores fundaram um tribunal para julgar os crimes cometidos pelos nazistas.

O Tribunal de Nuremberg foi formado por juízes de diferentes países (russos, norte-americanos, franceses e ingleses).

A escolha da cidade de Nuremberg se deu pelo fato de ser a cidade em que Hitler se reunia com seus adeptos para pensarem os próximos passos da guerra. Com isso, julgar os nazistas no mesmo local em que eles planejavam crimes cruéis – incluindo o extermínio de pessoas – tinha o caráter simbólico de marcar o fim do regime nazista.

PUBLICIDADE

Foram julgados diversos integrantes do Partido Nazista, assim como apoiadores do mesmo (advogados, médicos, ministros, oficiais, funcionários do governo, etc).

Julgamentos de Nuremberg

O julgamento mais esperado foi o dos 24 oficiais membros da liderança militar, política e econômica da Alemanha nazista.

Eles foram condenador por:

  • Crimes contra a humanidade;
  • Crimes de conspiração;
  • Crimes contra a paz;
  • Crimes de guerra;

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More