Análise combinatória
Análise combinatória permite fazer contagens sem listar cada uma das possibilidades. Aprenda sobre PFC, permutações, arranjos e combinações.
A análise combinatória pode ser entendida como um conjunto de técnicas de contagem do número de formas que podemos organizar elementos de acordo com alguns critérios.
Com a análise combinatória, podemos saber quantas duplas distintas formar com 30 alunos ou quantas placas de carro diferentes podem haver com um conjunto de letras.
Tudo isso sem a necessidade de listar cada uma das possíveis formas!
A seguir, vamos ver os principais fundamentos e técnicas de análise combinatória.
Princípio fundamental da contagem – PFC
Considere que um resultado pode ser obtido de maneiras diferentes e um segundo resultado pode ser obtido de maneiras diferentes.
O princípio fundamental da contagem (PFC) nos diz que o número total de possibilidades de ocorrer os dois resultados, nessa ordem, é igual a:
Generalizando para mais que dois resultados, se tivermos k resultados possíveis, calculamos:
Exemplo 1: Caio tem 3 calças e 5 camisas. De quantas formas possíveis Caio pode se vestir escolhendo uma calça e uma camisa?
Resolução:
São 3 opções de calça e 5 opções de camisas, então, pelo PFC, basta multiplicar essas duas quantidades:
3 . 5 = 15
Portanto, Caio tem 15 formas possíveis de se vestir, escolhendo uma calça e uma camisa.
Exemplo 2: Se, além das 3 calças e 5 camisas, Caio tiver 2 cintos como opção, de quantas formas possíveis Caio poderá se vestir?
Resolução:
3 . 5 . 2 = 30
Logo, Caio poderá se vestir de 30 formas possíveis.
Permutação
A palavra permutação significa trocar ou mudar uma coisa por outra.
Assim, se temos elementos, o número de permutações corresponde ao número de formas possíveis que podemos ordenar esses elementos.
Representando por o número de permutações de n elementos, temos que:
Onde é o fatorial do número n.
Exemplo: Maria, Bianca, Pedro, Ester e Enzo vão descer no escorredor. De quantas formas possíveis podemos organizar uma fila entre as crianças para que desça uma de cada vez?
Resolução:
São 5 crianças no total e queremos saber de quantas formas possíveis podemos organizar uma fila com todas elas, ou seja, é o número de permutações de 5 elementos.
Portanto, há 120 formas possíveis de organizar as crianças em uma fila.
Imagine listar todas essas 120 possibilidades?! Não seria nada fácil!
Arranjo
Considere elementos agrupados de em elementos e cuja ordem dos elementos deve ser levada em conta. Cada um dos grupos formados, nessas condições, é chamado de arranjo.
Para calcular o número de arranjos de elementos tomados em grupos de tamanho , utilizamos a seguinte fórmula:
Observação: Uma permutação é um caso particular de arranjo, quando . Veja que nesse caso, o denominador passa a ser . Assim,
Exemplo: Em uma competição de matemática, a disputa será em duplas. Em cada dupla, deve haver um aluno que responderá a primeira pergunta e um aluno que responderá a segunda pergunta.
De quantas formas possíveis 30 alunos de uma sala podem ser organizados para participar da competição?
Resolução:
São 30 alunos a serem organizados de 2 em 2 e a ordem dos alunos em cada dupla é importante na contagem do número de formas possíveis.
A dupla Maria e João será diferente de João e Maria, por exemplo, pois a ordem vai indicar quem responde primeiro.
Então, vamos calcular o número de arranjos:
Portanto, há 870 formas diferentes de organizar os 30 alunos em duplas, considerando a ordem dos alunos em cada dupla para responder às perguntas.
Combinação
Considere elementos agrupados de em elementos e cuja ordem dos elementos não é levada em conta. Cada um dos grupos formados, nessas condições, é chamado de combinação.
Para calcular o número de combinações de elementos tomados em grupos de tamanho , utilizamos a seguinte fórmula:
Exemplo: Na competição de matemática do exemplo anterior, suponha que cada dupla responderá a duas perguntas em conjunto, sem ter a necessidade de definir quem responderá primeiro.
De quantas formas possíveis os 30 alunos podem ser organizados para participar da competição?
Resolução:
São 30 alunos a serem organizados de 2 em 2 e a ordem dos alunos em cada dupla não é importante na contagem do número de formas possíveis.
A dupla Maria e João será igual a João e Maria, por exemplo, pois eles vão responder às perguntas juntos, a ordem deles não importa.
Então, vamos calcular o número de combinações:
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