Como usar os gráficos

Com os gráficos podemos entender e obter informações sobre um conjunto de dados. Veja quais são os principais tipos de gráficos e como e quando utilizar cada um deles

Os gráficos são ferramentas utilizadas para visualizar dados, de forma dinâmica e rápida. Eles permitem o entendimento e a obtenção de informações sobre um conjunto de dados, sem se perder olhando um monte de números.

Utilizando um gráfico adequado, em poucos segundos é possível saber como foram as vendas em uma empresa, qual foi o produto mais vendido ou em que mês as vendas foram melhores.

A seguir, apresentamos os gráficos mais utilizados e exemplos de como e quando usar cada um.

Gráfico de barras

O gráfico de barras ou gráfico de colunas é um dos mais utilizados. É um gráfico que permite comparar os dados por categorias.

As quantidades associadas a cada categoria são representadas por barras, que podem ser apresentadas na vertical ou na horizontal.

Exemplo: Gráfico de barras verticais do número de vendas em uma loja de departamento no mês de janeiro.

gráfico de barras
Exemplo de gráfico de barras verticais.

As vendas estão divididas em quatro categorias, roupas femininas, roupas masculinas, roupas infantis e cama, mesa e banho. As barras azuis representam as quantidades de venda de cada tipo de produto.

Esse gráfico permite saber, em poucos segundos, qual o produto mais vendido e qual o menos vendido nessa loja.

Também podemos representar esses dados utilizando um gráfico de barras horizontais. A interpretação é a mesma, o que muda é a posição das barras.

gráfico de barras horizontais
Exemplo de gráfico de barras horizontais.

Gráfico de pizza

O gráfico de pizza ou gráfico de setores é um gráfico que também permite representar dados por categorias.

A diferença entre o gráfico de pizza e o gráfico de barras é que no gráfico de pizza são representadas as partes de um todo. Por isso, normalmente, nesse tipo de gráfico é apresentada a porcentagem de cada categoria no lugar da quantidade absoluta.

Exemplo: Gráfico de pizza com as preferências por filmes pelos alunos de uma turma de 3º ano em uma escola.

Gráfico de pizzas
Exemplo de gráfico de pizza.

As categorias são os tipos de filmes e cada “fatia da pizza” representa a porcentagem de alunos que prefere determinado tipo de filme. Quanto maior a fatia, maior a preferência.

Gráfico de linhas

O gráfico de linhas é utilizado para representar valores em um período de tempo. A partir desse gráfico, é possível identificar o comportamento dos dados ao longo de um período.

Exemplo: Faturamento de uma empresa desde 2015 até 2019.

Gráfico de linhas
Exemplo de gráfico de linha.

Na horizontal são apresentados os anos e na vertical o faturamento em reais. Cada ponto no gráfico, indica o valor arrecadado em determinado ano.

Com esse gráfico é possível identificar, rapidamente, quando houve aumento ou decréscimo do faturamento ao longo dos anos nessa empresa.

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More