Apendicite aguda
A apendicite aguda é uma inflamação grave de um apêndice do intestino grosso. Continue lendo para conhecer melhor essa doença.
A apendicite aguda é uma inflamação que causa dor abdominal muito forte e necessita de cirurgia imediata para retirada do apêndice ou pode levar o paciente à morte.
O apêndice é uma extensão do intestino grosso que armazena bactérias para auxiliar no processo de digestão dos alimentos.
A inflamação do apêndice pode ser causada pela entrada de resquícios de fezes dentro dele ou por uma infecção gastrointestinal que permite a entrada de bactérias invasoras.
A dor abdominal causada pela apendicite aguda ocorre do lado direito do abdômen, mais ou menos na altura do umbigo e costuma ser muito severa.
Sintomas da apendicite aguda
O principal sintoma é a dor muito severa do lado direito inferior do abdômen, ela começa com pontadas e depois se torna constante, aumentando também a dor.
Além disso, a apendicite aguda pode apresentar outros sintomas, como:
- Abdômen rígido e inchado
- Febre
- Falta de apetite
- Apatia
- Náuseas e vômitos
- Calafrios
- Constipação
Tratamento da apendicite aguda
Na maioria das vezes o paciente só descobre a apendicite aguda quando ocorre a dor intensa no abdômen e precisa ir ao hospital.
Por isso, quase sempre o tratamento para a apendicite aguda é cirúrgico de emergência.
Isso ocorre porque a inflamação faz com que haja acúmulo de pus dentro do apêndice e ele pode estourar dentro da cavidade abdominal do paciente.
Esse processo recebe o nome de apendicite supurada e pode causar septicemia, levando o paciente ao óbito. Além de remover o apêndice, o paciente também deve tomar antibióticos para tratar a infecção em seu corpo.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.