A expectativa de vida na antiguidade: Qual era a duração média da vida humana?
Atualmente o ser humano vivem por muitos mais anos do que poderia imaginar antigamente.
A expectativa de vida atual é muito diferente quando comparada a algumas décadas anteriores. Com algumas mudanças sociais e políticas, o período de vida de cada cidadão tende a aumentar. Nesse sentido, alguns questionamentos são apontados, por quanto tempo se vivia nos tempos antigos?
Expectativa de vida dos povos antigos
A média de vida de cada período depende dos acontecimentos históricos em que determinado povo estava situado. Por exemplo, os povos que não possuíam condições mínimas de saneamento possivelmente enfrentaram diversas doenças que reduziram o tempo de vida. Outro ponto é a existência de guerras e o número de mortos em confrontos.
Por esse motivo é difícil afirmar com certeza por quanto tempo alguém poderia viver em determinada região. Alguns estudos tomam como base a avaliação dos corpos, fosseis e objetos encontrados em escavações. Porém, a conclusão é dada de forma geral com base em achados de diferentes períodos, o que não estabelece precisão.
A concepção de tempo de vida é dada de acordo com o quantitativo em anos que determinada pessoa viveu. São casos pontuais que corresponde a apenas uma pessoa. Como o caso da mulher que viveu por mais tempo ao longo dos anos, documentado pelo livro dos recordes, o Guinnes World Record. Ela é possui naturalidade francesa, seu nome é Jeanne Louise Calment e ela viveu até os 122 anos.
Diferente disso, a expectativa calcula uma média dos tempos vividos por humanos. Normalmente quem realiza essa análise é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os levantamentos mais atuais apontam que a média de vida dos brasileiros é de 77 anos.
No que se refere aos povos mais antigos, segundo os resultados de algumas pesquisas, a expectativa de vida só ultrapassou 30 anos, mais ou menos 30 mil anos atrás. Isso destaca que os nossos antepassados não viviam por muitos anos, certamente pelas condições de vida no planeta e a adaptação de cada um dos grupos.
Comentários estão fechados.