A importância da leitura

A leitura é a principal aliada para escrever bons textos e compreender as regras gramaticais, pratique-a sem moderação!

0

A prática da leitura é de fundamental importância para o desenvolvimento do aluno, ela irá garantir tanto um bom arsenal de palavras para o seu vocabulário quanto a verificação da língua em uso e a aplicação das regras gramaticais, tornando o aluno capaz de ser um ótimo escritor e adquirir uma boa interpretação e o compreensão de textos.

O hábito da leitura deve ser inserido desde cedo nas escolas para que os alunos possam tanto escutar leituras em voz alta de diversas histórias pertencentes a diversos gêneros e tipos textuais na pré escola, como ler textos e livros para realizar atividades quando já alfabetizados.

Uma boa tática para sua implementar momentos de leitura nas aulas das escolas é avaliar o contexto que os alunos estão inseridos, o que está em alta para idade deles, verificando quais materiais irão atrair e despertar curiosidade aos alunos.

A leitura é o maior contato com a língua viva que os alunos podem ter, o que traz a capacidade de interpretar diversos textos que será exposto, para o aluno ter a capacidade de fazer reflexões, criar um ponto de vista, elaborar sua argumentação. Enfim, a leitura é essencial para o desenvolvimento do aluno e, por isso mesmo, é que eles devem ser expostos a todos os gêneros para compreender como se estruturam.

Os gêneros textuais são os textos de diversas modalidades e formatos que estamos expostos a todo tempo, eles apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades, estilo e composição característica.

Portanto, o contato com os diversos gêneros pode ser a partir de: notícias, contos, crônicas, folhetos, rótulos, receitas, quadrinhos, cartazes, bilhete, textos didático-científicos, entre outros. Além dos gêneros orais, como palestras, entrevistas, apresentações de trabalhos de equipe, debates, entre outros. Todos eles estão presentes no cotidiano e devem ser trabalhados em sala de aula.

O mais importante é sempre buscar aqueles que se adeque ao ambiente escolar e seja atrativo, para que as crianças não criem barreiras de leitura, mas sejam incentivadas a tal prática desde o início da vida escolar.

Então, você aluno, adquira o hábito de leitura para desenvolver a capacidade de interpretação, compreensão de textos de diversas áreas e a capacidade de escrever ótimos textos ao longo de sua vida escolar, acadêmica e profissional.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.