Abastecer seu carro com etanol vale a pena em um destes 4 estados do Brasil
Para abastecer o seu tanque com etanol, ao invés da gasolina, é necessário que o preço nas bombas seja 70% menor do que o da gasolina.
De acordo com as informações dadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), atualmente, no Brasil, só vale a pena abastecer o seu carro com etanol em apenas quatro estados do país. Além disto, é importante conferir o local onde você abastece seu carro e entender quais são os cálculos que devem ser feitos. Acompanhe a leitura e saiba mais.
Leia mais: Gasolina está cara: Top 10 carros que MAIS consomem combustível
Entenda a relação do etanol com o valor da gasolina
Para abastecer o seu tanque com etanol, ao invés da gasolina, é necessário que o preço nas bombas seja 70% menor do que o da gasolina. Desta forma, se o valor do etanol estiver nesta faixa, aí sim você vai estar fazendo um bom negócio, caso contrário, continue abastecendo com gasolina.
A conta é bem simples, você precisa multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7. A partir do resultado encontrado, você vai analisar o que é mais vantajoso. Caso o valor seja menor que o do litro de etanol, abasteça com gasolina. No entanto, se o valor for maior, opte pelo etanol.
Saiba quais são os 4 estados do Brasil onde o etanol é vantajoso:
Os preços do etanol e da gasolina são comparados semanalmente pela ANP e, a partir desta comparação, relatórios são elaborados para auxiliar os motoristas a escolherem a melhor opção de combustível no momento. Até a semana passada, o etanol só estava sendo vantajoso no estado da Paraíba.
Porém, agora o cenário já se modificou outra vez, e estes são os estados em que vale a pena abastecer o seu carro com etanol:
- Paraná (64,77%);
- Tocantins (66,29%);
- Bahia (66,49%);
- Piauí (69,87%).
De acordo com a ANP, o etanol está em paridade de 76,04% na maioria dos estados do país, em relação à gasolina.
Segundo alguns especialistas no assunto, é possível o etanol ser mais vantajoso que a gasolina com a paridade ultrapassando os 70%, porém vai depender do seu automóvel e do biocombustível usado nele. Por conta destes motivos, é importante o motorista observar o rendimento de cada combustível em seu veículo e tirar suas conclusões.
A ANP ainda alerta que é importante os motoristas ficarem atentos aos postos em que abastecem seus carros. Pois, esta é uma média feita entre os postos da cidade, alguns podem acabar cobrando valores mais altos.
Comentários estão fechados.