Afinal, gatos têm ou não sentimentos? Entenda de uma vez por todas!
A crença popular diz que os gatinhos não gostam de seus donos como os cachorros. Mas isso significa que eles não têm sentimento nenhum?
Você já deve ter ouvido falar por aí que gatos não têm sentimentos e que só ficam na casa de seus tutores por causa da comida e da vida boa. Já vamos adiantar logo no primeiro parágrafo: isso é pura falácia. É um mito sem qualquer fundamento.
Quem já teve gato vai comprovar o que estamos publicando aqui. Eles se apegam, demonstram carinho, respeito e sentem saudades dos seus humanos. Só o fazem de uma maneira diferente dos cachorros.
A ciência assina embaixo
A Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, conduziu uma pesquisa que comprovou que gatos têm, sim, sentimentos em relação aos seus tutores. E mais: são emoções comparáveis às que uma criança sente a respeito dos seus pais.
No experimento, os felinos e seus tutores eram colocados em uma sala onde nunca estiveram antes. Os humanos ficavam explorando o local com os bichinhos por alguns minutos e depois se ausentavam.
Quando os tutores saíram de cena, os gatos demonstraram claros sinais de ansiedade e miaram muito. 64,3% dos bichanos se acalmaram quando os humanos voltaram e continuaram a explorar o local.
Os 35,7% dos gatos continuaram ansiosos mesmo após o retorno dos seus tutores – e ficaram agarradinhos neles. Isso mostra que os gatos têm uma relação de confiança com o humano e que sentem falta dele.
Apesar da assertividade do estudo, ainda são necessários mais estudos para que os cientistas tenham dados mais específicos.
Eles nos vêem como iguais
O especialista em comportamento felino John Brashaw, da Universidade de Bristol, disse que os gatos brincam conosco como se também fôssemos gatos. Essa atitude é diferente da dos cães, que entendem que somos diferentes.
A conclusão veio a partir da observação de que o gato socializa com os seres humanos deixando suas caudas no alto, eretas e muitas vezes se enroscando em nossas pernas. É exatamente o que fazem com outros felinos.
Isso pode acontecer devido ao fato de que os bichanos ainda não são completamente domesticados como os cães. Ainda falta um tempo.
Comentários estão fechados.