Alerta EUA: meteorologia afirma que pessoas podem começar a congelar nas ruas

A previsão é de que massa de ar advinda da Sibéria irá avançar em alguns estados. Além do frio, o ciclone poderá piorar a situação.

Até o momento, cerca de 1.800 voos precisaram ser cancelados apenas última quinta-feira, 22. Isso graças à mudança climática severa. O cenário era de tempestade de inverno, logo diversas viagens de famílias para o Natal foram atrapalhadas pela nevasca e pelo frio que está muito superior ao que já era esperado.

Leia mais: Idosa chama atenção nos EUA e desencadeia corrente de solidariedade

Meteorologia nos EUA faz alerta

A previsão é de que uma forte onda polar, que surgiu na Sibéria, irá avançar pelo território do Estados Unidos. A queda radical da temperatura, por outro, era algo completamente improvável até mesmo para os meteorologistas.

Já em estado emergencial, os estados de Carolina do Norte, Geórgia, Missouri, Kentucky e Oklahoma estão se prevenindo contra as baixas temperaturas. O esperado é que todos os outros estados tenham o mesmo posicionamento. Aos jornalistas, o presidente dos EUA, Joe Biden, falou sobre a reunião na Casa Branca.

“Isto não é como um dia de neve quando você era criança”, apontou Biden por conta causa da brusca temperatura. Ele completou, dizendo que: “Isto é algo sério”. Então aponta que as pessoas precisam estar atentas ao que as autoridades sugerem.

Frente fria do Ártico estava acontecendo

Algumas partes do país já enfrentavam a frente fria do Ártico. Sendo assim, algumas nevascas que poderiam atrapalhar as condições nas estradas já estavam sendo previstas. Meteorologistas apontaram que o clima pode se tornar de forma rápida o que é conhecido como “ciclone bomba” que é, de fato, congelante.

O meteorologista Michael Charnick do Serviço Meteorológico Nacional (NWS) compartilhou um vídeo por meio do Twitter no qual os motoristas na estrada enfrentavam o tempo ruim. Em Wyoming e Colorado, as temperaturas alcançaram 40°C abaixo de zero.

Em mensagem de advertência no Twitter, o NWS apontou que já havia informado sobre as rajadas de neve que já estavam sendo vistas em alguns pontos específicos do país. A previsão é de que massa de ar advinda da Sibéria irá avançar em alguns estados. Além do frio, o ciclone poderá piorar a situação:

“As pessoas expostas ao frio extremo estão suscetíveis ao congelamento em questão de minutos”, comunicou a NWS. A equipe acrescentou, dizendo que: “As áreas mais propensas ao congelamento são a pele desprotegida e as extremidades, como mãos e pés. A hipotermia é outra ameaça durante o frio extremo”.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.