Alerta! Ficar sentado demais pode prejudicar sua saúde, mesmo se você for jovem e ativo

Pesquisa destaca problemas associados como aumento de massa corporal.

Um estudo realizado por pesquisadores da UC Riverside e da University of Colorado, nos Estados Unidos, alerta para os riscos de saúde associados a longos períodos sentados, mesmo entre jovens adultos fisicamente ativos.

Os resultados, divulgados em setembro, mostram que a prática é capaz de elevar o risco de doenças cardíacas e de obesidade.

Ficar sentado muito tempo no dia pode elevar o colesterol ruim e as chances de doenças cardiovasculares – Imagem: reprodução/Fauxels/Pexels

Riscos associados ao tempo sentado

A pesquisa analisou informações de saúde de mais de 1.000 homens e mulheres, com idade média de 33 anos. Assim, o levantamento conseguiu constatar que aqueles que passavam pelo menos oito horas por dia sentados apresentavam níveis mais altos de colesterol e um Índice de Massa Corporal (IMC) maior, mesmo sendo fisicamente ativos.

Os resultados evidenciam que reduzir o tempo sentado promove benefícios à saúde. No entanto, para muitos, isso não é viável devido às rotinas diárias. Nesses casos, os cientistas recomendam aumentar a intensidade e a duração das atividades físicas como alternativa.

Ryan Bruellman, principal autor do estudo, destacou que fatores como uma dieta inadequada e o tabagismo contribuem para o crescimento do IMC.

Estudo com gêmeos

Para aprofundar a pesquisa, os cientistas avaliaram pares de gêmeos idênticos a fim de isolar o papel da genética e do ambiente no estudo.

Assim, observou-se que os gêmeos que reduziram o tempo sentado ou aumentaram a intensidade das atividades físicas apresentaram melhores índices de colesterol e IMC.

Diretrizes de atividade física

O estudo visa inspirar revisões nas diretrizes nacionais de atividade física. Os autores sugerem que não apenas a duração, mas também a intensidade dos exercícios influencia os resultados de saúde, especialmente para aqueles com rotinas sedentárias.

Bruellman conclui que a juventude é crucial para estabelecer hábitos mais saudáveis, enfatizando que, sem priorizar o movimento agora, a tarefa torna-se mais desafiadora com o aumento das responsabilidades ao longo da vida, além de os próprios obstáculos da velhice atrapalharem nessa atividade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.