ALERTA: testes indicam a presença de metais pesados em chocolates famosos
As análises, que foram feitas nos Estados Unidos, apontaram a presença de chumbo e cádmio nas amostras testadas.
Em um recente esforço, a ONG e revista norte-americana Consumer Reports (CR) analisou cerca de 48 tipos de chocolates industrializados de diferentes marcas. O resultado dessa análise foi alarmante.
Segundo a CR, as amostras estavam com níveis altos de cádmio e chumbo, dois metais pesados que são prejudiciais à saúde.
Para se ter uma ideia, caso se acumulem acima do permitido no corpo humano, essas substâncias podem facilitar o desenvolvimento de doenças como câncer e problemas cognitivos, por exemplo.
James E. Rogers, responsável pelos testes que envolvem a segurança de produtos feitos pela Consumer Reports, fez alertas importantes.
“Dezesseis dos 48 produtos tinham quantidades acima dos níveis de preocupação da CR (Consumer Reports) para pelo menos um dos metais pesados – em alguns casos, mais que o dobro do nosso limite”, disse ele.
Vale destacar que dentre as marcas “pegas” nos testes estão títulos famosos como Nestlé e Hershey’s.
Como foram feitos os testes?
Nos testes, os especialistas responsáveis pegaram três amostras de cada tipo de chocolate e mediram a presença de arsênico e mercúrio, além de chumbo e cádmio.
Surpreendentemente, nenhum dos produtos registrou nenhum traço de mercúrio e arsênico. Por outro lado, quase todos apresentaram médias de chumbo e cádmio bem acima do tolerado.
Para se ter uma ideia do absurdo, as marcas Perugina e Evolved, muito famosas nos EUA, demonstraram níveis de metais pesados de 539% e 256%, respectivamente.
James E. Rogers alertou ainda que chocolates amargos são mais propensos a terem metais pesados em suas composições que os chocolates ao leite.
(Imagem: divulgação)
O que dizem as marcas?
Dentre as marcas que comercializam os chocolates “ricos” em metais pesados, as já citadas Hershey’s e Nestlé são as mais famosas no mercado brasileiro.
Segundo Brian Ronholm, um dos diretores da Consumer Reports, a Hershey’s já foi notificada dos testes realizados em seus chocolates e se comprometeu a intensificar a “limpeza” de seus produtos.
Já a Nestlé, considerada uma das principais fabricantes de alimentos do planeta, enviou uma nota à CR. Veja a íntegra:
“Aplicamos padrões rigorosos para garantir que os nossos produtos são de alta qualidade e cumprem todos os requisitos regulamentares aplicáveis, incluindo limites para cádmio e chumbo”.
* Com informações de Correio Braziliense
Comentários estão fechados.