Algarismos arábicos

Conheça a história dos algarismos criados pelos hindus e as diferentes modificações que deram origem ao Sistema de Numeração Árabe, também chamado de Sistema de Numeração Decimal.


Ao longo da história da humanidade, vários sistemas de numeração foram criados por diferentes povos. O Sistema de Numeração Árabe, que utilizamos hoje e chamamos de Sistema de Numeração Decimal é um deles.

Vamos conhecer a história dos algarismos arábicos e entender como surgiu o nosso sistema de numeração?

História dos algarismos arábicos

Os algarismos arábicos tiveram origem antes do século V em uma região chamada Vale do Rio Indo, onde atualmente se localiza o Paquistão. Esses algarismos foram criados pelos hindus e aperfeiçoados pelos árabes e, por isso, também são chamados de algarismos indo-arábicos.

Inicialmente, os hindus desenvolveram símbolos que representavam os números de 1 a 9, que são os números que utilizamos hoje. O símbolo para o zero foi criado depois, no século VI. Inicialmente, os hindus representaram o zero por um ponto ou por um círculo pequeno.

Os árabes adotaram os símbolos criados pelos hindus somente no século VIII e, quando povoaram o norte da África e parte da Espanha, aperfeiçoaram e divulgaram esses algarismos, dando origem ao Sistema de Numeração Árabe.

O Sistema de Numeração Árabe é o sistema que utilizamos e chamamos de Sistema de Numeração Decimal, por ser constituído por dez diferentes algarismos.

O sistema de numeração árabe

Até chegar aos números que utilizamos atualmente, os algarismos indo-arábicos passaram por várias transformações. Veja as modificações desses algarismos desde o século XII até os dias atuais:

Transformação dos símbolos indo-arábicos
Imagem do livro A Conquista da Matemática, de Giovanni Castrucci e Giovanni Jr.

Se você observar, verá que qualquer número que utilizamos atualmente é formado por um dos dez algarismos arábicos.

O número 1258, por exemplo, é formado por quatro algarismos arábicos diferentes.

Curiosidade

A palavra algarismo tem origem no nome árabe al-Khowarizmi. Isso se deve a um matemático árabe chamado Mohammed ibn Musa al-Khowarizmi, que viveu entre os anos 780 e 850.

Um livro escrito pelo matemático, onde ele explicava os cálculos hindus, teve muita popularidade na Europa Ocidental e por isso, seu nome teria se tornado sinônimo dos símbolos inventados pelos hindus.

Você também pode se interessar:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More