Essas 9 invenções foram tão significativas que mudaram o mundo
Se você gosta de saber mais sobre as criações e invenções tecnológicas dos seres humanos, listamos abaixo as mais importantes.
À medida que as décadas foram passando, novas invenções feitas por humanos foram sendo desenvolvidas. De fato, os seres humanos são muito criativos e curiosos. As invenções mais pioneiras vieram de pensadores que inovaram coisas que já existiam. Veja agora algumas das invenções que mudaram o mundo.
As maiores criações até hoje impressionam muitos cientistas
Confira abaixo algumas invenções que mudaram o mundo:
- Roda
Devido à necessidade de transportar grandes quantidades, a roda surgiu. A grande questão na época era como conectar uma plataforma imóvel a um cilindro rolante.
Após resolverem todas as questões que impediam a criação, as rodas foram fundamentais para permitir que as carroças se locomovessem e, então, facilitassem a agricultura e o comércio, levando as mercadorias de um ponto a outro.
- Penicilina
Essa foi uma descoberta do cientista escocês Alexander Fleming, em 1928. Tudo começou quando ele notou uma placa de Petri cheia de bactérias. Após terem sido contaminadas com mofo, as bactérias foram encontradas mortas em todos os lugares onde havia a contaminação.
Esse mofo antibiótico resultou no fungo Penicillium. Décadas depois, os químicos desenvolveram a droga Penicilina.
- Lâmpada
O principal desenvolver da lâmpada foi Thomas Edison que, através de um gerador, de uma fiação e de uma lâmpada de filamento, criou uma iluminação completamente funcional.
No entanto, essa invenção impactou diretamente nos padrões de sono das pessoas. Antes todos iam para a cama assim que anoitecia, agora ficamos a maioria do tempo acordados e dormimos apenas 7 a 8 horas de sono.
- Anticoncepcionais
A criação dos anticoncepcionais foi uma revolução para o mundo sexual. Ele permitiu que os casais fizessem sexo por lazer e não necessariamente para procriação.
Por isso, o número médio de filhos diminuiu em escala global. Esse resultado favoreceu as famílias modernas a alcançarem padrões de vidas mais elevados e, então, ter a possibilidade de criar seus filhos da melhor forma possível.
- Internet
Tudo começou quando cientistas da computação criaram um método de transmissão de dados chamado “comutação de pacotes” para conectar os computadores da agência onde trabalhavam.
Quando foi em 1989, a internet sofreu uma alta evolução graças à invenção da World Wide Web pelo cientista da computação Tim Berners-Lee. A maior intenção era fundir as tecnologias em evolução de computadores.
- Baterias
A primeira surgiu em 1800 graças ao físico Alessandro Volta, quando ele envolveu discos empilhados de cobre e zinco em um pano, submergiu-os em água salgada e descobriu que conduzia energia.
No entanto, depois houve mais atualizações. E, por fim, quando foi em 1859, o físico francês Gaston Planté inventou a primeira bateria em que é usada até os dias atuais.
- Avião
Tudo começou em 1783 com Joseph-Michael e Jacques-Ètienne Montgolfier, quando eles subiram aos céus através de um balão de ar quente. No entanto, a primeira invenção que de fato deu certo veio apenas em 1903 com Orville e Wilbur Wight.
Segundo os estudos, os irmãos tiveram como inspiração os pássaros, por isso foi possível colocar o primeiro avião no céu que decolou e voou sem qualquer tipo de destruição.
- Vacinas
Conforme estudos, tudo começou na China no século X, quando as pessoas usavam pequenas doses de varíola para curar e proteger pequenos arranhões. Mas foi em 1796 que o médico inglês Edward Jenner utilizou o vírus da varíola bovina para desenvolver uma vacina contra a varíola.
Após essa invenção revolucionária, os cientistas continuaram as pesquisas para, então, desenvolver novas vacinas e salvar cada vez mais vidas. Atualmente, a vacina usada contra o coronavírus foi capaz de combater uma pandemia.
- Geladeira
Essa tecnologia já é usada há milhares de anos, mas de maneiras diferentes. Em climas frios, gelo ou água bem geladas eram utilizadas para manter os alimentos em temperaturas ideais.
Mas, a primeira refrigeração surgiu em 1748 por William Cullen. À medida que as décadas foram passando, atualizações foram feitas e, então, em 1913, o engenheiro americano Fred Wolf inventou a primeira geladeira doméstica.
Comentários estão fechados.