Alguns cheiros podem deixar os gatos incomodados! Saiba quais são

Os gatos tem um olfato sensível, responsável por deixá-los em alerta em várias ocasiões. Confira os cheiros que os incomodam.

Sabe aquele cheirinho de limpeza de casa com fragrâncias cítricas e tudo mais que nós adoramos? Pois o seu gato se sente totalmente incomodado com esse cheiro.

O olfato sensível desse animal é responsável por deixá-lo em alerta em várias ocasiões. Sendo assim, o Escola Educação separou nesse post os principais odores que deixam seu felino atordoados.

Leia também: Alimentos proibidos para gatos: Veja o que evitar na hora de alimentar o seu felino

Olfato felino

Os felinos são animais conhecidos por terem sentidos muito apurados, principalmente devido ao seu olfato potente. É identificando cheiros que os gatos se baseiam se o local é adequado ou perigoso, se algo é comestível ou não, se seus tutores estiveram em contato com outros animais, e até mesmo usam o olfato para localizar sua casa. 

Com isso, listamos alguns odores que incomodam os bichanos, e por isso, devem ser ficar fora do alcance do seu pet. 

Odores que deixam os gatos atordoados

1- Odores cítricos

O cheiro cítrico pode ser muito bom para o ser humano, e é frequentemente usado em cosméticos e produtos para limpeza. Contudo, esse é um dos odores que afasta qualquer gato, por ser um cheiro muito forte para seu olfato sensível, deixando-o irritado e atordoado. 

2- Pimenta

A pimenta também exala um cheiro forte, principalmente quando estão em conserva para prolongar seu sabor e o cheiro. Os gatos tendem a perceber pelo olfato se um alimento é indigesto, e assim, eles passam longe da pimenta. 

3- Canela e temperos

Percebeu que seu gato não fica tão presente com você na cozinha? Deve ser por causa da diversidade de cheiros, principalmente dos temperos e especiarias. A canela pode afastar o seu felino da cozinha por causa do cheiro forte. Assim, esse odor pode também ajudar a afastar os gatos vizinhos do seu quintal.

4- Produtos de limpeza

Apesar de ser ótimo limpar a casa e deixá-la perfumada, os cheiros de certos produtos podem incomodar seu gato. Desinfetante, cloro e até sabão em pó podem afastar seu pet aos poucos e até deixá-lo irritado e mal-humorado. 

Gato feliz e saudável

É importante prezar pela saúde e a felicidade do seu gatinho. Por isso, fique sempre atento ao seu comportamento e faça visitas rotineiras ao veterinário.

Por outro lado, infelizmente muitas pessoas não gostam deste animal incrível e podem acabar fazendo alguma maldade. Sendo assim, evite deixar seu felino passeando fora de casa sem a sua presença. 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More