Confira essas dicas e saiba como plantar quiabo em casa

Saiba como cultivar o quiabo na sua horta caseira.

O quiabo é um dos alimentos mais comuns na culinária mineira e baiana, estando presente em vários pratos típicos como o caruru e o frango com quiabo. O seu sabor suave e um pouco adocicado combina perfeitamente com ingredientes picantes.

Contudo, algumas pessoas não gostam muito desse alimento devido à sua viscosidade. Se esse não é o seu caso, o Escola Educação preparou esse post para mostrar alguns benefícios do quiabo e também como plantá-lo. Confira!

Leia também: Saiba como plantar pitanga em vaso

Benefícios do quiabo para a saúde

O quiabo é uma fontes de fibras e vitaminas A, C e B6, e também é composto por ferro, cálcio, magnésio, sódio e potássio. Com tantos nutrientes benéficos, o quiabo ajuda na prevenção de problemas cardíacos, e suas fibras desempenham um papel importante no controle no colesterol e triglicerídeos. 

O quiabo também é ótimo para o controle da glicemia, ajudando a diminuir o índice de açúcar no sangue e também na absorção de glicose no intestino. Por ser rico em vitamina C, o quiabo ainda melhora a imunidade, aumentando a produção das células de defesa do corpo. 

Como plantar quiabo?

O quiabo é um alimento de fácil cultivo e que exige pouca manutenção. Não há necessidade de um espaço muito grande para seu plantio, mas para isso, é necessário se atentar a alguns pontos. Confira:

Clima

É importante saber que o quiabo precisa de bastante incidência solar, então é adequado realizar o seu plantio em estações mais quentes. Sendo assim, o quiabo se desenvolve melhor em regiões de calor. O mais recomendado é plantar esse alimento na primavera para que ele se desenvolva melhor. 

Solo

O solo para o plantio deve ser fértil e bem drenado. Além disso, não pode ser ácido, de forma que a terra utilizada deve ter o pH em torno de 6,5 e 7,5. Caso realize o cultivo em vasos, verifique se eles tem capacidade suficiente para realizar a drenagem, pois se o solo estiver muito úmido, a raiz pode apodrecer. 

Regas

Por ser um legume que se desenvolve bem no verão, ele consegue se manter bem em períodos de estiagem. Porém, é importante realizar as regas com frequência para o quiabo germinar. É indicado regar as plantas no período da manhã, sempre tomando cuidado para não encharcar demais o solo. 

Colheita

Após aproximadamente 2 meses de cultivo, os primeiros quiabos começam a aparecer. Eles podem ser colhidos quando chegarem a 4 cm ou mais de tamanho, com ajuda de uma faca afiada. É indicado o uso de luvas para colher os quiabos, uma vez que seus pelos podem causar irritação na pele.

E é assim que você pode cultivar seus quiabos até mesmo em casa, de uma forma simples, para ter este incrível alimento sempre à mesa!

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More