Alimentos que mancham os dentes: tenha cuidado e moderação ao consumi-los
Se você quer manter seus dentes bem branquinhos, saiba quais alimentos devem ser consumidos com moderação para evitar manchas no seu sorriso.
Um sorriso bonito é fundamental, não é mesmo? E a alimentação é muito importante para nossa saúde bucal. Nesse sentido, você sabe quais são os alimentos que mancham os dentes? Confira a lista que preparamos e veja o que evitar para manter os dentes bem brilhantes e branquinhos.
Leia mais: Confira as frutas que podem ser aliadas na hora de controlar a glicose
Alimentos que podem manchar os dentes
1 – Café
O café certamente é o alimento mais conhecido por causar o escurecimento dos dentes. Isso acontece porque essa bebida pode transferir sua coloração para a dentina, causando manchas e amarelamento. Contudo, o processo acontece no decorrer da vida, então tenha moderação.
2 – Frutas roxas
Frutas como amora, uva roxa, jabuticaba, entre outras dessa coloração geram manchas, principalmente por serem ácidas ou fortemente pigmentadas. Isso ocorre porque o esmalte do dente é poroso, sendo assim, a ingestão de alimentos com pigmentação forte pode favorecer a transferência da pigmentação para a dentina, causando manchas.
3 – Refrigerantes
Alimentos e bebidas com elevada acidez, como os refrigerantes, podem modificar o pH do ambiente bucal e, consequentemente, favorecer a perda de minerais que compõem o esmalte dos dentes, tornando-os mais propensos à ação dos pigmentos presentes na alimentação.
4 – Molho de tomate
O molho de tomate combina acidez e elevada pigmentação, conforme já vimos anteriormente, e essas características favorecem manchas e escurecimento nos dentes. Portanto, tenha moderação no consumo desse alimento, assim como de ketchup.
5 – Chá
Os chás geralmente contêm substâncias denominadas taninos que, por sua vez, provocam manchas. Alguns especialistas sugerem que é interessante acrescentar um pouco de leite ao chá, devido à presença da caseína, que poderia ajudar a neutralizar os prejuízos causados pelos taninos.
6 – Vinho tinto
O vinho é conhecido por promover o escurecimento dental em decorrência da sua acidez, que, como vimos, favorece a desmineralização e permite a adesão dos pigmentos naturais da bebida aos dentes com maior facilidade.
Dessa forma, a dica é alternar copos de vinhos com alguns copos de água, a fim de evitar que os pigmentos fiquem muito tempo em contato com a superfície dentária. Ademais, essa dica também é importante para evitar a embriaguez e a desidratação que costuma ocorrer quando se ingere altas doses de bebidas alcoólicas.
Comentários estão fechados.