Você sabia que o chocolate contribui para a saúde do cérebro? Entenda!

Pesquisas apontam que esse alimento possui influência sobre sintomas da depressão e ansiedade e na prevenção do Alzheimer.

Usualmente, associamos o consumo de chocolate a uma série de desvantagens para a nossa saúde. Porém, embora seja verdade que o excesso de açúcar em alguns seja prejudicial, existem diversos outros benefícios do chocolate.

Como apontado por uma série de estudos, a maior parte das vantagens desse alimento são para o cérebro. Assim, é possível identificar as contribuições ao bem-estar que os chocolates proporcionam para quem o consome, como o alívio de sintomas da depressão, ansiedade e estresse.

Leia mais: Evite esses alimentos e a insônia pode deixar de ser um problema pra você

Chocolate no combate ao Alzheimer

Uma das mais interessantes linhas de pesquisa sobre o chocolate é o seu efeito sobre a prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer. No caso, os estudos apontam que os flavonoides e antioxidantes presentes no chocolate serão úteis para a impedir a morte precoce de células do nosso corpo, o que inclui as células do nosso cérebro. Nesse sentido, existe uma relação direta entre o consumo do produto e a manutenção da mente. Além disso, a ação antioxidante também será importante para aumentar a nossa imunidade como um todo.

Alívio da depressão

Todos nós sabemos que comer chocolate gera um prazer imenso por meio do paladar. Porém, o que poucos sabem é que essa sensação vai para além de um bem-estar momentâneo. Na verdade, o chocolate possui relação direta com a liberação de hormônios responsáveis pelo bem-estar. Por isso, é possível associar o seu consumo com o alívio de sintomas de doenças que alteram esse equilíbrio hormonal, como a depressão.

Chocolate e ansiedade: uma controvérsia

Por último, é necessário falar sobre o chocolate e a ansiedade, pois o alimento exerce diferentes funções a depender do modo de consumo. Isso porque o doce causa um estímulo hormonal, como já mencionado, que também possui efeito positivo sobre a ansiedade.

Entretanto, o excesso do açúcar da barra de chocolate também pode desencadear uma carga de energia muito grande, o que prejudica a ansiedade, principalmente no período da noite. Portanto, a solução seria o consumo de chocolates com menor teor de açúcares, como os 70% cacau. Assim, você usufrui dos benefícios sem que haja prejuízo à mente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.