Ampliação da oferta de crédito consignado para BPC pode resultar em dívidas e golpes
Beneficiário deve prestar bastante atenção para que o empréstimo não se torne um prejuízo para sua vida financeira.
Seguindo numa onda de ampliação de crédito por parte do Governo Federal, INSS elabora novas regras de empréstimo para beneficiários do BPC. Dessa forma, aqueles que recebem o benefício poderão ceder parte do valor em consignados. Porém, especialistas alertam que essa novidade, embora possa empolgar muita gente, pode gerar consequências negativas. Entre elas estão o aumento das dívidas, bem como novos golpes na praça.
Entenda melhor a situação!
Leia Mais: Confira o empréstimo para negativados liberado pela Caixa
Quem recebe o BPC?
O benefício de prestação continuada tem como destino famílias que possuem algum membro com deficiência física e intelectual, bem como idosos, acima de 65 anos, em situação de vulnerabilidade. A respeito dos aposentados, a Lei determina que não poderão receber o Auxílio aqueles que já recebem aposentadoria ou pensão. Além disso, é necessário a comprovação de renda no CadÚnico para ambos os casos.
Durante o cadastro no CadÚnico será necessário a apresentação de documentos que comprovem a renda familiar desses indivíduos. Será necessário que os candidatos se enquadrem dentro das configurações de pobreza ou extrema-pobreza. Além disso, também é necessário documentações médicas, para o caso de pessoas com deficiência. Assim, mediante a aprovação, recebe-se um salário mínimo.
Riscos do empréstimo consignado para BPC
Com as novas regras de concessão de crédito, pessoas que recebem o BPC poderão ceder parte da parcela para pagamento de consignados. Isso significa que o INSS oferece o crédito e, mensalmente, irá descontar o valor das parcelas no valor do benefício. Embora essa seja uma boa oportunidade para quem precisa de dinheiro com urgência, especialistas alertam sobre os possíveis riscos.
A começar pela chance de endividamento mediante a ausência de organização financeira dos beneficiários. Afinal, as ofertas podem ser demasiado generosas e empolgar o beneficiário, mas é necessário lembrar que o recebimento do BPC faz parte de sua renda. Além disso, o mesmo deve ficar atento ao fato de que o BPC, ao contrário da aposentadoria, pode ser suspenso, o que poderia complicar o pagamento.
Por fim, novos golpes surgem na praça, com a oferta de supostos empréstimos consignados para quem é BPC. Portanto, o beneficiário deve ficar atento e oferecer dados apenas com a garantia de estar em contato com o INSS.
Comentários estão fechados.