Anestesia

A anestesia é um procedimento usado para bloquear dor de pacientes durante cirurgias.

As anestesias são aplicadas pelo médico anestesista, chamado também de anestesiologista.

Além de aplicar a anestesia, ele é o responsável pela segurança e bem-estar do paciente durante todo o procedimento médico.

O anestesista deve ter conhecimento de doenças pré-existentes, do uso de medicamentos e da condição clínica do paciente, para que possa adequar o melhor tipo de anestesia e evitar complicações anestésicas.

O que é anestesia?

A anestesia é um procedimento que tem como objetivo bloquear a sensação de dor e, em alguns casos, bloquear também a musculatura do paciente para que ele não se mexa durante a cirurgia, exame ou curativo.

Existem anestesias que bloqueiam todo o corpo do paciente e ele dorme durante todo o procedimento médico. Outras bloqueiam apenas partes do corpo e o paciente pode permanecer acordado, sem sentir dores.

O tempo de duração da anestesia varia de acordo com o tempo necessário para que seja realizada a cirurgia.

Geralmente, o efeito perdura até algumas horas depois do procedimento para que o paciente sinta menos desconforto no pós-operatório.

Importância da anestesia

A anestesia é um procedimento muito importante na medicina, pois possibilita conforto e controle da dor durante cirurgias, fazendo com que o trabalho possa ser realizado sem maiores complicações.

As técnicas anestésicas têm avançado e esse procedimento tem se tornado cada vez mais seguro, trazendo conforto para o paciente e facilitando o trabalho médico.

Tipos de anestesia

As anestesias são divididas em três grupos: anestesia geral, anestesia regional ou de bloqueio e anestesia local.

Anestesia geral

A anestesia geral é usada em cirurgias complexas ou de grande porte.

Neste tipo de anestesia, o paciente fica completamente paralisado, inconsciente e, geralmente, acoplado a um respirador artificial para sua segurança.

Esse tipo de anestesia é muito eficiente, pois deixa o paciente completamente sedado, é como se algumas partes do cérebro dele estivessem desligadas por algumas horas.

Anestesia regional ou de bloqueio

A anestesia regional ou de bloqueio é usada em procedimentos cirúrgicos menos complexos, o paciente pode permanecer acordado ou receber sedativo para dormir.

Nesse tipo de anestesia, a dor é bloqueada em apenas uma região do corpo, que pode ser um membro ou toda região inferior abaixo do abdômen. Ela pode ser de dois tipos:

1 — Anestesia raquidiana

A anestesia raquidiana é realizada com uma agulha muito fina inserida nas costas para injetar um anestésico no líquido espinhal.

Ela produz dormência temporária e relaxamento muscular da cintura para baixo, é muito usada em cesarianas.

2 — Anestesia peridural

Na anestesia peridural, o anestésico é injetado constantemente por um cateter ao redor do canal espinhal, na região chamada de peridural, e não dentro do canal como acontece na raquidiana.

Esse tipo de anestesia é muito comum em partos naturais.

Anestesia Peridural
Anestesia Peridural

Anestesia local

A anestesia local é um procedimento simples e muito comum, utilizado para bloquear dores de pequenas regiões do corpo.

Esse é o único tipo de anestesia que não precisa, necessariamente, ser administrada por um médico anestesista.

Geralmente ela é feita com uma injeção de lidocaína na pele e em tecidos subcutâneos, mas também pode ser administrada em gel ou spray.

Ela é usada em curativos, biópsias, suturas de pele, punções de veias profundas ou da lombar e, também, em procedimentos odontológicos.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.