Ângulos colaterais internos e externos

Ângulos colaterais podem ser internos ou externos e podem possuir uma propriedade muito útil na resolução de problemas de geometria. Leia e saiba mais sobre esse assunto!

Os ângulos colaterais, internos e externos, são tipos de ângulos que se formam no cruzamento entre uma reta transversal e outras duas retas, que podem ou não ser paralelas.

Contudo, quando essas retas são paralelas, existe uma propriedade muito importante em relação às medidas dos ângulos colaterais.

O que são ângulos colaterais

Considere duas retas r e s, paralelas ou não, cortadas por uma outra reta t. A reta t é chamada de reta transversal.

No ponto de cruzamento entre a reta s e a reta t são formados 4 ângulos de mesmo vértice e, no ponto de cruzamento entre a reta r e a reta t, são formados outros 4 ângulos com um outro vértice.

Reta transversal

Ângulos colaterais são dois ângulos que não possuem o mesmo vértice e estão localizados do mesmo lado, direito ou esquerdo, de uma reta transversal, ambos na região interna às retas r e s, ou ambos na região externa às retas r e s.
Assim, temos duas classificações para os ângulos colaterais, eles podem ser colaterais internos ou colaterais externos.

Ângulos colaterais internos

Ângulos colaterais internos são ângulos colaterais que estão na região interna às retas cortadas por uma reta transversal.

Na figura abaixo, as retas r e s são paralelas e os dois ângulos estão entre essas retas.

Ângulos colaterais internos
Ângulos colaterais internos.

Ângulos colaterais externos

Ângulos colaterais externos são ângulos colaterais que estão na região externa às retas cortadas por uma reta transversal.

Na figura abaixo, as retas r e s são paralelas e um ângulo está acima da reta r e o outro está abaixo da reta s.

Ângulos colaterais externos
Ângulos colaterais externos.

Propriedade dos ângulos colaterais

Quando temos duas retas paralelas cortadas por uma reta transversal, os ângulos colaterais internos e externos são suplementares.

Dizer que dois ângulos são suplementares significa dizer que a soma das medidas dos ângulos é igual a 180°.

Essa é uma propriedade muito importante que pode ser utilizada para determinar medidas de ângulos desconhecidas em problemas envolvendo ângulos colaterais.

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More