Apenas 19% dos estudantes do Ensino Médio se formam no prazo
Informação foi divulgada após cruzamento de diversos dados da educação do ano de 2019.
O Ensino Médio é a última etapa da vida estudantil antes de entrar na faculdade e uma das fases decisivas na vida de muitos.
Apesar disso, uma pesquisa mostra que apenas 19% dos estudantes conseguem concluir o Ensino Médio com a idade correta, ou seja, sem repetir de ano nem evadir da escola.
Os dados foram divulgados pelo Índice de Inclusão Educacional (IIE), promovido pelo Instituto Natura.
Esses 19% não incluem apenas os que se formaram dentro do prazo, mas também os que se formaram com aproveitamento e conhecimento mínimo suficiente para garantir o aprendizado necessário.
Pesquisa ocorreu pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
Menos de 20% dos estudantes atingem objetivos mínimos – Imagem: Pixabay/Reprodução
Para chegar a esse resultado, o IIE usou como base os resultados dos testes do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), de 2019.
Tal sistema considera as escolas públicas e faz uma amostragem nos colégios de ensino privado.
O resultado de 19% mostra que, na prática, dois em cada dez estudantes conseguem uma formação adequada. Também vale lembrar que o Saeb tem uma periodicidade de dois anos.
No caso, a pesquisa considerou proficiente o estudante que fez 300 pontos em leitura na língua portuguesa e 300 pontos em matemática.
Nessa avaliação, apenas 19% dos alunos tiveram aprovação, além de entrar na porcentagem aqueles com idade adequada ao concluir o Ensino Médio.
Outros dados, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) e o Censo Escolar, também foram usados na pesquisa. Unir diferentes estudos e cruzar suas informações garante mais confiabilidade ao resultado.
Taxa mostra evolução
Mesmo com o resultado inicialmente assustador, ele é melhor que a pesquisa anterior. O levantamento feito em 2017, pelo mesmo instituto, teve 13,6% de estudantes aprovados. Pior que isso, em 2015, o resultado apontou 9,6% de aproveitamento.
Tais números mostram que os índices estão subindo, embora estejam ainda muito abaixo do considerado ideal pelos especialistas.
Na pesquisa, foram levados em conta os estudantes que nasceram entre o dia 1º de janeiro e 31 de dezembro de somente um determinado ano.
Assim, quem tem 18 anos e ainda está no Ensino Médio, é considerado atrasado em relação aos demais.
Esse tipo de levantamento é usado para apontar as falhas e carências no Ensino Médio. Com isso, o poder público tem números e referência para melhorar a qualidade da educação.
Comentários estão fechados.