Afinal, por que apoiar os cotovelos na mesa é considerado rude?

Seguir algumas dicas básicas de etiqueta à mesa é fundamental especialmente nas ocasiões sociais.

Utilizar os talhares corretos, segurar a taça pela haste ou segurar a faca com a mão direita… Existem tantas normas de etiqueta durante as refeições que muitas pessoas ficam até confusas. Apesar de algumas fazerem muito sentido, outras parecem ser feitas apenas por implicância. Esse é o caso da regra de não apoiar os cotovelos à mesa, onde ninguém conhece seu verdadeiro objetivo.

Por que esse gesto é considerado rude?

Antes de tudo, é importante entender que essa regra é muito antiga, então possui raízes históricas em um momento em que a etiqueta e boas maneiras eram extremamente valorizadas, sobretudo entre os mais ricos.

Segundo alguns historiadores, esse ato era associado a pessoas menos abastadas, então passou a ser evitado pelos nobres para se diferenciar desse grupo.

Já em outras culturas, colocar os cotovelos sob a mesa era considerado um gesto de afronta, visto que elas costumam ser pequenas e não tinham muito espaço para várias pessoas. Logo, exceto se estivesse procurando por um conflito, era de bom-tom mantê-los abaixados.

Ademais, é possível encontrar diversas outras explicações, como o seu verdadeiro objetivo ser a de manter a postura de todos sempre ereta. No final, é importante ter em mente que essas normas são culturais, então acabam variando bastante de acordo com cada povo.

Como esse gesto é visto atualmente?

Hoje em dia as pessoas se importam cada vez menos com algumas dessas regras, sendo o cotovelo sobre a mesa uma delas. Logo, esse comportamento é visto como algo normal, especialmente quando estamos entre amigos e familiares.

Claro, alguns eventos podem exigir um pouco mais de cuidado nesse sentido, mas eles tendem a ser mais raros ou “exclusivos”. Ou seja, é bem improvável que seja repreendido ou visto com maus olhos por conta desse ato.

Ainda assim, é importante considerar o contexto no qual está inserido, como pessoas com quais compartilha a mesa, ambiente, etc.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.