Apollo 11 – A primeira vez que o homem pisou na lua

A Apollo 11 foi a primeira missão espacial da NASA que porporcionou o homem a fazer uma caminhada e recolher material da Lua. Saiba mais sobre essa missão.

0

A Apollo 11 foi a expedição de sucesso que proporcionou o primeiro contato humano com a lua.

Essa missão foi realizada pela NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), agência espacial americana, em julho de 1969, levando a bordo três astronautas americanos, Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin ‘Buzz’ Aldrin.

Corrida espacial

Por volta dos anos 1960 e 1970, os Estados Unidos passavam por um momento de instabilidade e rivalidade contra a União Soviética, denominado de Guerra Fria.
Nesse período, algumas potências mundiais já buscavam fazer testes e lançamentos espaciais.

Foi assim, que a União Soviética lançou o primeiro satélite artificial da história, o Sputnik 1, causando temor mundial, pelo receio de que a União Soviética já possuía tecnologias para o lançamento de bombas nucleares.

A partir desse acontecimento, iniciou-se a Corrida Espacial entre as duas potências, Estados Unidos e União Soviética, para a detenção da supremacia e exploração de tecnologias espaciais.

Foi então que a NASA, Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, foi criada para tentar superar e ficar a frente das conquistas espaciais, criando programas como Mercury e Gemini.

Porém, a União Soviética teve as primeiras conquistas e realizações espaciais com o Sputnik, com a primeira pessoa a ser lançada para o espaço e a primeira a orbitar a terra.

Programa Apollo

Entre 1961 e 1972, foi elaborado Programa Apollo, que consistia em um conjunto de missões espaciais coordenadas pela Nasa, com objetivo de colocar o homem na Lua.

Outros programas anteriores foram muito importantes para o desenvolvimento desse programa espacial norte-americano, Mercury e Gemini, com o início da exploração espacial americana.

O Programa Apollo contou com 11 voos tripulados. Além disso, somando todos os engenheiros, projetistas e matemáticos, contou com cerca de 150 mil cientistas trabalhando no projeto.

Entretanto, na Apollo I, primeira missão tripulada do programa, os astronautas Virgil “Gus” Ivan Grissom, Edward Higgins White II e Roger Bruce Chaffee morreram no solo devido a um incêndio na cabine de comando. Depois disso, outras missões foram realizadas e a partir da Apollo 7 as viagens passaram a ser tripuladas.

Somente na expedição Apollo 11 que os astronautas americanos conseguiram finalmente pisar na lua.

Apollo 11

Foguete Apollo 11

Então, em 1969, após todos os testes, a Apollo 11 estava preparada para a missão de ir para Lua.

Assim, foi desenvolvido um foguete espacial dividida em três módulos, com objetivos e funções diferentes, onde apenas uma delas estava preparada para alunizar. Os três módulos eram:

  • Módulo de Comando, com a cabine para os três tripulantes e única parte que voltou para a Terra;
  • Módulo de serviço, com propulsão, energia, oxigênio e água;
  • Módulo Lunar, parte chamada de “Eagle” (águia) para pousar no satélite.

A missão foi lançada pelo foguete Saturno V, do Centro Espacial John F. Kennedy na Flórida, no dia 16 de Julho de 1969. A expedição foi um sucesso, sendo a primeira missão em que o homem pisou na Lua.

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar e caminhar na Lua, quando disse a célebre frase “É um pequeno passo para homem, um passo gigante para a humanidade”. Os astronautas fincaram a bandeira dos Estados Unidos, recolheram amostras do solo e instalaram instrumentos científicos.

A alunissagem apresentou perigo, em decorrência da superfície irregular na lua, e foi feito um pouso manual por Armstrong, sobrando menos de 30 segundos de combustível.

Além disso, a alunissagem foi transmitida ao vivo no mundo todo pela televisão e os astronautas conseguiram voltar em segurança para a Terra.

Na hora da volta, também houve dificuldade, quando a peça que ligaria o disjuntor havia caído e Aldrin conseguiu encontrar uma saída ligando ao aparelho uma caneta com ponta de feltro e reverteu a situação problema. Assim, conseguiram sair da Lua e ir a encontro de Collins.

Assim, a Apollo 11 encerrou a Corrida Espacial e realizou o objetivo estabelecido pelo presidente norte-americano John F. Kennedy de “antes de esta década acabar, aterrissar um homem na Lua e retorná-lo em segurança para a Terra”.

A tripulação da viagem à Lua

A tripulação da Apollo 11 era composta por três tripulantes já experientes em viagens espaciais, pois eles haviam participado de outras missões. A equipe era formada pelo comandante Neil Armstrong, o piloto do módulo de comando Michael Collins e o piloto do módulo lunar Buzz Aldrin.

Neil Alden Armstrong

Astronauta Apollo 11: Neil Armstrong

Armstrong, o comandante da missão Apollo 11, foi o primeiro homem a pisar na lua em toda a história. Era o engenheiro espacial e teve sua primeira experiência espacial quando foi um dos tripulantes do projeto Gemini, fazendo um voo orbital em 1966.

Além disso, ele também foi aviador naval, piloto de teste, professor e lutou na Guerra da Coreia como piloto.

Fez sua primeira viagem espacial como comandante a bordo da Gemini VIII em março de 1966, tornando-se o primeiro astronauta civil da NASA a ir para o espaço.

Depois da expedição Apollo 11, Armstrong participou de investigações de acidentes da Nasa e virou docente na Universidade de Cincinnati.

Ele nasceu em 5 de agosto de 1930 e faleceu aos 82 anos, no ano de 2012.

Michael Collins

Astronauta Apollo 11: Michael Collins

Michael Collins nasceu no dia 31 de outubro de 1930, e ingressou na Força Aérea dos Estados Unidos em 1952. Ele nasceu na Itália e tinha família militar, sendo seu pai um oficial do Exército. Além disso, Collins atuou como piloto americano da OTAN em missão na Europa.

No ano de 1960, ele foi aceito na Escola Experimental de Pilotos de Teste da Força Aérea. Seu primeiro voo espacial foi em julho de 1966 na Gemini X da NASA, quando ele e o piloto comandante John Young realizaram um encontro orbital com duas espaçonaves diferentes.

Sua segunda viagem espacial foi a Apollo 11, atuando como piloto do módulo de comando e permaneceu na órbita da Lua, enquanto Armstrong e Aldrin pousaram na superfície lunar.

Em 1970, ele se aposentou como astronauta e virou Secretário de Estado Assistente para Relações Públicas no Departamento de Estado dos Estados Unidos. Logo depois, abandonou o cargo e se tornou diretor do Museu Nacional do Ar e Espaço.

Edwin Buzz Aldrin

Astronauta Apollo 11: Edwin Buzz Aldrin

Ele é um engenheiro mecânico, piloto e astronauta que pilotou o módulo lunar da missão Apollo 11. Ele foi o segundo homem a pisar na lua, minutos depois de Armstrong. Aldrin era considerado o mais inteligente entre os três.

Aldrin nasceu em 20 de janeiro de 1930, nos Estados Unidos. Se formou em engenharia mecânica pela Academia Militar dos Estados Unidos. Ele atuou como comissário na Força Aérea do Estados Unidos e foi piloto de caça na Guerra da Coreia.

Além disso, em 1963, adquiriu um doutorado em aeronáutica pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Foi selecionado pela Nasa para fazer parte do Grupo 3 e se tornou o primeiro astronauta com doutorado.

Fez seu primeiro voo espacial em 1966, a bordo da Gemini XII. Após isso, foi piloto reserva da Apollo 8 e piloto do módulo lunar da Apollo 11.

Em 1971, se aposentou e se tornou comandante da Escola de Pilotos de Teste da Força Aérea dos Estado Unidos.

Seus serviços pela Força Aérea e na Nasa, já lhe renderam diversas premiações, como a Medalha Presidencial da Liberdade, em 1969. Além disso, ainda hoje ele continua um entusiasta e defensor de uma maior exploração espacial, de forma que até desenvolveu um projeto de viagem a Marte gastando menos tempo e menos combustível.

Curiosidades sobre a Apollo 11

Curiosidades sobre a Apollo 11

  • O astronauta Buzz Aldrin era muito religioso e chegou a ler uma passagem bíblica do livro de João e tomou a comunhão com uma hóstia e vinho da sua Igreja;
  • Michael Collins foi o autor do símbolo da missão, que representava uma águia com um ramo de oliva nas garras;
  • Ao retornarem para a Terra, pousando no Oceano Pacífico, próximos do Havaí, os astronautas tiveram que assinar e preencher um formulário na Alfândega para importar pedras e poeira lunares para os Estados Unidos;
  • Quando retornaram, os astronautas da Apollo 11 ficaram de quarentena por três semanas. Essa medida foi necessária para segurança e certificar que eles não traziam nenhuma doença da Lua para a Terra;
  • Neil Armstrong e Buzz Aldrin passaram um total de 21 horas na Lua;
  • O módulo de comando na nave Apollo 11, onde eram abrigados os tripulantes e todos os suprimentos, era chamado de Columbia;
  • O módulo lunar, que alunissou na lua, levava o nome de Eagle (Águia) por ser o pássaro símbolo dos Estados Unidos;
  • Em 1966 foi lançado um filme sobre a missão Apollo 11 para ser veIculado a Tv, dirigido por Norberto Barba. Além disso, em março foi lançado um novo filme chamado Apollo 11 dirigido por Todd Dougla Miller;
  • O boneco de Toy Story recebeu o nome de Buzz em homenagem ao astronauta.

Veja também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.