Aprenda a colocar em prática o ‘método Tom Cruise’ de lidar com pessoas tóxicas

Método consiste em trocar a raiva por curiosidade para evitar estresse e também para educar as pessoas.

Todos nós conhecemos o astro de Hollywood, famoso principalmente por atuar em filmes de ação, como os da série “Missão Impossível”. O que poucos sabem é que há um ‘método Tom Cruise’ de lidar com pessoas tóxicas. Qual é a sua origem? Ele teve inspiração em um comportamento do ator em uma ocasião específica. Entenda.

O que é o ‘Método Tom Cruise’?

Esse termo surgiu por meio da terapeuta @ask_kimberly no TikTok.

Trata-se de uma inspiração em um dos momentos do ator em uma entrevista em 2005. Na ocasião, um falso jornalista aciona um spray de água na cara do ator por meio de um falso microfone com a intensão de humilhá-lo.

Diante da situação, imaginamos que a reação do Tom seria sentir muita raiva e revidar contra o jornalista por meio de palavrões e ofensas, mas não foi isso que ele fez. Na verdade, a reação dele foi muito mais inusitada do que imaginamos: o ator simplesmente perguntou ao impostor, com honesta curiosidade, por que ele tinha feito aquilo.

Logo em seguida, ele questionou: “Qual é a graça de fazer isso?”.

Nós podemos perceber que o entrevistador logo fica envergonhado, afinal de contas, não há uma resposta para isso. Em resumo, o método consiste em questionar alguém tóxico sobre o seu comportamento para que ele perceba a irracionalidade presente na sua atitude.

O método funciona?

Não se pode afirmar que ele funcione em todas as situações, mas se mostra muito eficiente várias vezes. Ao questionar as atitudes tóxicas de alguém, você coloca a pessoa em uma posição na qual ela é forçada a repensar os seus atos. Ademais, consegue gerar um constrangimento diante da percepção de uma falha de caráter.

Podemos pensar em uma aplicação no caso de alguém sempre fazer aquelas piadas ofensivas sobre determinadas pessoas. Logo após a “piada”, experimente perguntar: “qual exatamente é a graça?”. Ao pedir que a pessoa explique a tal brincadeira, será possível perceber o quanto ela é ofensiva e repugnante, bem o quanto isso está errado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.