Mungunzá: aprenda como fazer essa deliciosa receita típica

Mingau muito tradicional no Nordeste brasileiro, essa receita é deliciosa e super prática. Veja mais!

Mungunzá é uma iguaria doce da culinária brasileira feita de grãos de milho-branco pouco triturados e cozidos em um caldo com leite de coco ou de vaca, açúcar, canela em pó ou pau e cravo-da-índia. Esse prato típico da região Nordeste faz parte da nossa cultura e é bastante apreciado em diversas partes do nosso país. Além disso, o mungunzá pode sofrer alterações em seu nome de um estado para outro, por conta da variação linguística das regiões do Brasil. Acompanhe a leitura e aprenda como fazer mungunzá com essa receita deliciosa!

Leia mais: Confira 3 chás que auxiliam na digestão e seus benefícios

Como preparar o mungunzá?

Para fazer essa receita, você irá precisar dos seguintes ingredientes:

Ingredientes

  • 250 ml de leite de coco;
  • 1 pacote de canela em pó ou 1 canela em pau;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 150 g de açúcar;
  • 3 cravos-da-índia;
  • 250 g de milho branco para mungunzá;
  • 100 ml de creme de leite de caixinha.

Modo de preparo

Para começar, lave bem os grãos de milho com o auxílio de um escorredor. Depois, coloque em uma panela de pressão com a canela (em pau ou em pó) e os cravos. Cubra esses ingredientes com água deixando apenas quatro dedos acima do milho e deixe cozinhar por, aproximadamente, 45 minutos.

Passado esse tempo, tire a pressão, abra a panela e confirme se os grãos cozinharam. Caso o milho não esteja devidamente cozido e tenha restado pouca água na panela, acrescente uma quantidade que considerar suficiente e volte a panela para o fogo. Assim que o milho estiver no ponto ideal, escorra a água que sobrou.

Após esse processo, ainda com a panela em fogo médio, adicione o leite de coco e o leite condensado e misture bem. Em seguida, adicione o açúcar e mexa novamente. Vale ressaltar que é importante não parar de mexer, pois o fundo pode queimar.

Para finalizar sua receita, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo baixo até que o mingau engrosse. Assim que notar o ponto, adicione o creme de leite e mexa para incorporar. Agora está prontinho para servir.

Se você gostou dessa receita, então clique aqui para ler mais conteúdos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More