Argônio

O argônio pode ser considerado um dos gases nobres mais comuns na atmosfera da Terra.

0

O argônio (símbolo químico Ar, número atômico 18) é um membro da família dos gases nobres.

Está presente na atmosfera da Terra a pouco menos de um por cento (em volume), tornando-se o gás nobre mais comum na Terra.

Para que serve?

Tabela Periódica - Argônio

A inércia do argônio é uma propriedade muito útil para várias aplicações. Por exemplo, ajuda a proteger os filamentos de lâmpadas incandescentes, fornece uma blindagem inerte para várias formas de soldagem e oferece uma cobertura protetora ao cultivar cristais de silício e germânio.

Como este gás, que é um mau condutor de calor, se pode fazer o isolamento térmico em janelas e insuflar as roupas de mergulho. Lasers de argônio azul são usados ​​em cirurgias para soldar artérias, destruir tumores e corrigir defeitos oculares. O isótopo argônio-39 tem sido usado para datação de águas subterrâneas e formação de gelo.

História

Argônio (da palavra grega αργός, significa “inativo”) foi observado por Henry Cavendish em 1785. Não foi descoberto, entretanto, até 1894, quando Lord Rayleigh e Sir William Ramsay realizaram um experimento no qual removeram todo o oxigênio e nitrogênio de uma amostra de ar.

O argônio também foi encontrado em 1882, pela pesquisa independente de H.F Newall e W.N Hartley. Cada investigador observou novas linhas no espectro de cores do ar, mas eles não conseguiam identificar o elemento responsável pelas linhas. O argônio tornou-se o primeiro membro dos gases nobres a ser descoberto.

Características

O argônio, um elemento extremamente não-reativo, da série dos gases nobres na tabela periódica. Está situado entre o néon e o criptônio no grupo 18 (antigo grupo 8A) e é colocado após o cloro no período três.

O argônio é incolor e inodoro em suas formas líquida e gasosa. É inerte na maioria das condições e não apresenta compostos estáveis ​​confirmados à temperatura ambiente. A criação de hidrofluoreto de argônio (HArF) – um composto metaestável de argônio com flúor e hidrogênio – foi relatada pela primeira vez por pesquisadores da Universidade de Helsinque em 2000.

Esse elemento também pode formar “clatratos” (moléculas semelhantes a gaiolas) com água, quando seus átomos estão presos em uma rede de moléculas de água. Além disso, os íons contendo argônio (como o ArH + ) e os complexos do estado excitado (como o ArF) são bem conhecidos.

Cálculos teóricos (por computador) mostraram vários compostos de argônio que devem ser estáveis, mas estes não apresentam rotas de síntese conhecidas.

O argônio e o oxigênio são solúveis em água e são 2,5 vezes mais solúveis em água que o nitrogênio.

Dados

Massa atômica – 39,948(1) u
Configuração eletrônica – 3s2 3p6
Elétrons – 2, 8, 8
Estado da matéria – gasoso
Ponto de fusão – 83,80 K
Ponto de ebulição – 87,30 K
Entalpia de fusão – 1,188 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 6,447 kJ/mol

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.