Arrepiou do nada? Ciência explica o que seu corpo quer te dizer
Spoiler: Há como controlar esta sensação!
Todo mundo já sentiu isso alguma vez na vida. Se passou por uma corrente de ar frio, ou teve um sentimento muito forte de medo, emoção ou prazer, com certeza sentiu um arrepio que fez todos os pelos do corpo ficarem eretos. Junto com eles, os poros da pele também ficam eriçados.
Leia mais: Coberta e Netflix: frio de até 5ºC chega ao Brasil NESTE fim de semana
Por que ficamos arrepiados?
Saiba que esta é uma reação completamente normal do nosso corpo e, mais do que isso, é involuntária. É um estímulo no nosso sistema nervoso simpático (que de simpático só tem o nome mesmo), para nos preparar para uma possível ameaça.
A ideia do nosso corpo é mostrar para nossos “inimigos” que somos maiores que eles – com nossos pelos e cabelos dando mais “volume” à nossa estatura.
Outros animais também têm este mesmo estímulo. Já reparou em como gatos e cachorros ficam com os pelos da nuca arrepiados quando se sentem acuados?
Mas e os calafrios?
Os calafrios são uma reação do nosso hipotálamo. Acontece quando nossa temperatura corporal fica abaixo de 37ºC. Os arrepios são uma maneira que nosso corpo encontra de tentar subir nossa temperatura novamente.
Tem mesmo como controlar estes arrepios?
De acordo com um estudo científico publicado na revista PeerJ, algumas pessoas têm, sim, esta capacidade. A pesquisa foi feita com 32 participantes que conseguiram comprovar esta habilidade especial – que, inclusive, tem nome científico: piloereção.
Não apenas eles demonstraram que conseguem segurar o movimento involuntário, como também reproduzi-lo quando bem querem.
Analisando as personalidades destas pessoas, os cientistas descobriram que eles têm um maior grau de receptividade a novidades. E também tendem a ser mais criativos, imaginativos e, claro, curiosos. Além disso, gosta de apreciar arte. Entretanto, esta correlação não é uma verdade absoluta.
Por fim, o estudo também não conseguiu chegar a um “tutorial” ou explicação com passo a passo de como controlar os arrepios – e nem quem consegue conseguiu explicar. Então, vamos ter que esperar mais um pouco para termos informações mais detalhadas sobre isso.
Comentários estão fechados.