CNH passa por mudanças: Novo layout e prazo de renovação do documento
Acompanhar as atualizações realizadas na CNH é a melhor forma de se proteger de surpresas indesejáveis.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento extremamente importante para quem deseja conduzir um veículo e está em constante atualização. É essencial que as pessoas se informem sobre as mudanças na CNH para manterem sua documentação em dia. Por isso, listamos algumas alterações interessantes no documento para você conferir.
Atualizações na Carteira Nacional de Habilitação
Com o objetivo de facilitar a fiscalização e buscar padronizar a documentação da CNH, algumas mudanças foram necessárias. Confira as principais alterações:
1. Renovação
Não houve mudanças para o período probatório da CNH, que continua sendo de um ano para a carteira provisória ou permissão de dirigir. A principal alteração está na renovação do documento, que agora será feita de acordo com a idade do motorista. Confira na tabela abaixo a relação entre idade e prazo de renovação:
Idade do motorista |
Prazo de renovação |
Entre 18 e 49 anos | 10 anos |
A partir de 50 até 69 anos | 5 anos |
Mais de 69 anos |
3 anos |
2. Aparência e organização do documento
A nova estrutura da CNH apresenta duas alterações significativas: cores e layout. As cores da CNH foram alteradas em relação ao modelo anterior, com a predominância de um tom mais claro de verde, além da presença de amarelo, azul e cinza.
Em relação ao layout, a assinatura do motorista foi movida para abaixo da foto, diferente do modelo anterior. Além disso, o novo modelo exibe não apenas as categorias principais (A, B, C, D e E), mas também as subcategorias (B1, C1, CE, C1E, D1 e D1E) para atender a padronização internacional.
E o documento antigo?
Para a felicidade de muitos, as habilitações tradicionais continuam válidas mesmo após as mudanças na CNH. Isso significa que aqueles que possuem a documentação antiga dentro da validade não precisam renová-la ou solicitar uma nova via.
Comentários estão fechados.