Aspectos geográficos de Goiás

Geografia de Goiás. Confira população, vegetação, clima, relevo, fauna, hidrografia, principais rios, principais cidades e economia de Goiás.

0

O estado de Goiás está localizado no Planalto Central do Brasil e é o mais populoso estado da região Centro-Oeste. Possui aproximadamente 6.921.161 habitantes, segundo levantamento de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O contingente populacional do estado está distribuído entre 246 municípios localizados em cinco mesorregiões e 18 microrregiões.

Goiás tem limites fronteiriços com o Distrito Federal e sete estados: Tocantins (Norte); Minas Gerais (Sul e Leste); Mato Grosso (Oeste); Bahia (Nordeste); Mato Grosso do Sul (Sudoeste).

Goiânia, a capital do estado, é a segunda cidade mais populosa da região Centro-Oeste, 1.495.705 habitantes (2018), fica atrás somente de Brasília, 2.974.703 (2018).

Relevo de Goiás

O estado de Goiás está localizado no localizado no Planalto Central Brasileiro e a região apresenta relevo bastante variado composto por planaltos, chapadas, vales e depressões.

As maiores altitudes de Goiás estão nas regiões sul e leste do estado, com destaque para a Chapada dos Veadeiros. O Pico do Pouso Alto fica na chapada e é o ponto mais elevado do estado com 1784 metros de altitude. No oeste de Goiás estão concentradas altitudes mais baixas.

Vegetação de Goiás

Bioma predominante em Goiás – Cerrado

O Cerrado é a vegetação predominante do estado. As características desse bioma são os grandes arbustos e as árvores esparsas, de galhos retorcidos e raízes profundas. Outro ponto marcante do Cerrado é a presença abundante de água no subsolo  

Pequenas faixas de Mata Atlântica podem ser encontradas na região sul do estado, principalmente nas margens de rios e serras.

A oeste, na divisa com o estado do Mato Grosso, também há uma pequena área de Floresta Tropical.

Clima de Goiás

O clima do estado de Goiás é Tropical Semi-úmido, com temperatura média anual de 23°C. Na estação das chuvas, de outubro a abril, as temperaturas são altas, principalmente nas regiões oeste e norte.

Entre setembro e abril as temperaturas podem chegar a  39°C. A estação da seca, que é mais fria, dura de maio a setembro. Entre os meses de maio e julho, as temperaturas podem chegar perto dos 4°C, dependendo da região do estado.

Hidrografia

Os rios que atravessam Goiás pertencem a três bacias hidrográficas: Bacia do São Francisco, Bacia do Tocantins e Bacia do Rio Paraná.

Os principais rios do estado são: Aporé, Paranaíba, Araguaia, Corumbá, Maranhão, São Marcos, Paranã e Claro.

Economia de Goiás

Bandeira do estado de Goiás

As principais atividades econômicas do estado são a pecuária, agricultura e agroindústria. Porém, o pólo industrial do estado apresentou forte crescimento nos últimos anos, especialmente, nas cidades de Anápolis, Goiânia e Aparecida de Goiânia.

A primeira, inclusive, abriga o Distrito Agroindustrial de Anápolis, o DAIA. Nele, concentram-se indústrias automobilísticas, têxteis, alimentícias, além do único porto seco brasileiro. Aparecida de Goiânia, por sua vez, abriga o Pólo Industrial. O complexo industrial nos municípios de Catalão, Rio Verde e Itumbiara também é relevantemente expressivo.

Principais cidades de Goiás

As principais cidades goianas são, além da capital, Goiânia, os municípios de Aparecida de Goiânia, Anápolis, Goianésia, Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Trindade, Rio Verde, Itumbiara, Catalão, Pirenópolis, Cidade de Goiás, Formosa, Jataí, Porangatu, Caldas Novas e Niquelândia.

Pirenópolis foi tombada como Patrimônio Histórico pelo IPHAN em 1990 e a Cidade de Goiás em 1978. As cidades atraem turistas do Brasil e do mundo todo. São palcos de festas religiosas importantes em Goiás como as Cavalhadas, Festa do Divino e Procissão do Fogaréu. A Cidade de Goiás foi reconhecida em 2001 UNESCO, que lhe concedeu o título de Patrimônio da Humanidade.

Trindade atrai fiéis de todo o Brasil devido à Festa do Divino Pai Eterno realizada no final do mês junho. Alto Paraíso, Cavalcante e Formosa são conhecidas pelo turismo ecológico e de aventura. Caldas Novas é o paraíso das águas termais.

Leia também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.