Geografia de Goiás

Relevo, área, clima, características geográficas, recursos naturais e minerais, população, fauna, flora, principais cidades e problemas ambientais .

0

Localizado no Planalto central do Brasil, o estado de Goiás é o mais populoso do Centro-Oeste, com estimativa de 6.730.848 habitantes. Possui 246 municípios distribuídos em cinco mesorregiões e 18 microrregiões.

Sua área total é de 340.111.783 km². Os estados limítrofes são Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia. A capital, Goiânia, é a cidade com maior índice populacional do Centro-Oeste, contando com 1.466.105 habitantes.

A vegetação típica é o Cerrado. Suas principais características são árvores esparsas, com raízes profundas e galhos retorcidos, além da presença de grandes arbustos. Outro ponto marcante é a presença abundante de água em seu subsolo.

A floresta tropical é encontrada na divisa com o Mato Grosso. Uma pequena porção de Mata Atlântica pode ser verificada na região sul do estado, especialmente em serras e margens de rios.

Seu relevo é bem variado e possui chapadas, planaltos, depressões e vales. A maior altitude é a da Chapada dos Veadeiros, no norte do estado, com 1.691m. O pico mais alto, por sua vez, é Pouso Alto, com 1.784m de altitude.

O clima é o tropical semi-úmido, com temperatura anual média de 23°C. A estação das chuvas compreende os meses de outubro a abril, com temperaturas altas. Dependendo da região, os termômetros batem os 39°C, especialmente, no norte e oeste.

A estação da seca se estende de maio a setembro. Coincidentemente, contempla os meses mais frios do ano quando, em algumas regiões, as temperaturas caem a 4°C. A variedade de cenários e belezas naturais colocaram o estado entre os maiores polos turísticos do país.

Pirenópolis e a Cidade de Goiás foram tombadas como Patrimônio Histórico pelo IPHAN e atraem turistas em busca de cidades históricas. Destaques para as Cavalhadas, Festa do Divino e Procissão do Fogaréu, conhecidas festas religiosas.

Ainda nesse sentido, Trindade atrai fiéis de todo o Brasil devido à Festa do Divino, realizada no final de junho. Alto Paraíso, Cavalcante e Formosa são conhecidos pelo turismo ecológico e de aventura. Caldas Novas, por sua vez, é o paraíso das águas termais.

Seus principais rios são: Araguaia, Paranaíba,  Vermelho, Corumbá, Aporé, São Marcos, Paranã, Maranhão, Verde, das Almas e Claro. Na região noroeste do Estado está localizado o lago artificial da Usina de Serra da Mesa.

A agroindústria é a principal atividade econômica do Estado. Destaca-se, também, os polos industriais, como nas cidades de Aparecida de Goiânia e Anápolis. Nesta, inclusive, está localizado o Porto Seco.

Resumo sobre a Geografia de Goiás:

  • Capital: Goiânia
  • Região: Centro-Oeste
  • Área: 340.111.783 km²
  • Estados limítrofes: Tocantins (norte), Mato Grosso de Sul e Minas Gerais (sul); Bahia e Minas Gerais (leste); Mato Grosso (oeste).
  • Clima: tropical semi-úmido
  • Vegetação: Cerrado e faixas de floresta tropical
  • Relevo: serras, chapadas e planalto (maior parte do território), depressão (região norte)
  • Maior altitude: Chapada dos Veadeiros (1.691 metros).
  • Recursos minerais: manganês, níquel, ouro, calcário, esmeralda e fosfato.
  • Principais rios: Araguaia, Paranaíba,  Vermelho, Corumbá, Aporé, São Marcos, Paranã, Maranhão, Verde, das Almas e Claro.
  • Principais cidades: Goiânia, Aparecida de Goiânia,  Pirenópolis, Cristalina, Valparaíso, Rio Verde, Anápolis, Luziânia e Águas Lindas.
  • Problemas ambientais:  poluição de rios, poluição do ar na capital, queimadas, desmatamento e erosão do solo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.