Atividades sobre a Independência do Brasil 5º ano

No último ano do Ensino Fundamental I, os estudantes do 5º ano, por já estarem um pouco mais maduros, estão prontos para trabalhar conteúdos como este.

0

No dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, no estado de São Paulo, D. Pedro encerrou todas as relações coloniais com Portugal e proclamou a Independência do Brasil.

Inspiradas na Independência dos Estados Unidos (1776) e na Revolução Francesa (1789), as movimentações vinham eclodindo no país desde a Inconfidência Mineira, também em 1789. Porém, a partir após a partida de D. João, rumo a Portugal, a pressão ficou ainda maior.

Contrariando as ordens da Coroa, D. Pedro, que ocupava o posto de príncipe regente, permaneceu no país. Mesmo com muita pressão do governo lusitano para que ele retornasse a sua terra natal, ele decidiu permanecer no país, culminando na proclamação da independência.

A partir daquele momento, com a instituição da monarquia, o país começou a viver uma nova etapa. Esta, por sua vez, durou até 1889, quando iniciou o período republicano.

Ensinar toda essa história para as crianças, principalmente por conta do contexto histórico movimentado é uma tarefa que exige diferentes metodologias. Para os estudantes que estão terminando o Ensino Fundamental I, as atividades sobre a Independência do Brasil 5º ano estão entre as nossas sugestões para os professores.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.