Dia do Trânsito – 25 de setembro

O Dia do Trânsito foi criado para motivar os motoristas a serem mais prudentes no volante. Conheça um pouco mais sobre a data e sua origem.

0

O Dia do Trânsito é celebrado no dia 25 de setembro. Essa data foi escolhida por coincidir com a promulgação da lei n° 9.503, conhecida como o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no ano de 1977.

Antes, existia a lei de 1966, que era menos eficaz, pois seu objetivo principal era apenas diminuir a violência no trânsito. Então, com a nova lei, outras medidas foram acrescentadas, como por exemplo, campanhas de conscientização.

Infelizmente, a imprudência de motoristas ainda é uma realidade. Ainda mais, também existe a falta de fiscalização nas vias, além do número de acidentes que são causados por motoristas alcoolizados. Conheça agora um pouco mais sobre o Dia Nacional do Trânsito.

O que é o Dia do Trânsito?

O Dia do Trânsito é uma data utilizada para conscientizar e promover maior humanismo. Isso nas estradas, ruas, ou qualquer lugar onde automóveis que se deslocam, sejam motocicletas, caminhões, ônibus, ciclistas e pedestres. Por este motivo, a semana de 25 de setembro é marcada como Semana Nacional do Trânsito.

A violência no trânsito brasileiro

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2017, o Brasil era o quarto país com mais mortes relacionadas ao trânsito. Anualmente, o país chega a pelo menos 47 mil mortes. Além disso, mais de 400 mil pessoas escapam de acidentes, mas com sequelas.

Então, a violência no trânsito não afeta somente a segurança, mas também a saúde. Isso é fato, pois as vítimas de acidentes de trânsito integram boa parte dos pacientes nos hospitais.

O portal de estatística do Observatório Nacional de Segurança Viária estima que pelo menos R$ 56 milhões são destinados, todos os anos, para as vítimas de trânsito. Apesar de ser um alto valor, novas medidas têm sido tomadas.

A começar pela Lei Seca, que detecta, através do sopro, quando uma pessoa está alcoolizada. Além disso, foram criadas as cadeirinhas, o uso obrigatório de frontal em veículos novos, entre outros. Essas estratégias foram de grande importância para uma diminuição. Mas, o número de vítimas, infelizmente, não parou de crescer.

Principais causas de acidente de trânsito

As principais causas de acidente de trânsito são:

  • Imprudência (como uso de celular ou bebidas alcoólicas, por exemplo);
  • Desconhecimento das leis e sinalização;
  • Falta de revisão dos veículos;
  • Falta de cuidado nas ruas e estradas;
  • Pouca sinalização.

Problemas de trânsito e a urbanização do Brasil

A mobilidade urbana também é um dos maiores problemas do trânsito brasileiro. Como o processo de urbanização foi tardio e muito rápido, as cidades passaram a ficar superlotadas, gerando, então, os problemas de trânsito.

Além disso, nas últimas décadas, o poder de consumo do brasileiro aumentou. Porém, não houve uma política de mobilidade que acompanhasse esse processo, ou seja, as vias passaram a ficar mais interditadas e sobrecarregadas.

Por outro lado, as vias melhoraram em relação à infraestrutura. Isso inclui a qualidade das pistas e das sinalizações. Mas, a conscientização dos motoristas ainda é necessária, pois grande parte dos acidentes poderiam ser evitados com o cumprimento das normas.

Como trabalhar projeto Dia do Trânsito na educação infantil

A educação no trânsito é um tema importante a ser tratado na educação infantil. Principalmente por a escola possuir um papel muito importante na formação de cidadãos mais conscientes. Confira agora como trabalha Dia do Trânsito na Educação Infantil:

Justificativa

O desenvolvimento de atividades relacionadas ao Dia do Trânsito são importantes para que os alunos compreendam quais as regras de trânsito. Isso pode ser feito através de projetos que também envolvam a família.

Além disso, as atividades de trânsito também são fundamentais para que a criança obtenha um maior crescimento pessoal. Essas se inserem nos conhecimentos de trânsito básico, como atravessas a rua na faixa, usar cinto de segurança, entre outros.

Objetivos

O professor que desenvolver as atividades de Dia do Trânsito devem estar atentos de os alunos entenderam os seguintes pontos:

  • Aprender sobre as regras de trânsito;
  • Entender como acontecem e como evitar acidentes de trânsito;
  • Conhecer os perigos quando as regras de trânsito não são obedecidas;
  • Entender mais sobre os meios de transporte;
  • Incentivar maior educação no trânsito;
  • Constituir valores;
  • Entender os locais de risco.

Desenvolvimento 

Os objetivos podem ser alcançados das seguintes formas:

  • Jogos;
  • Apresentação de vídeos educativos;
  • Produções textuais;
  • Palestras com agentes de trânsito;
  • Pesquisas em jornais e internet sobre causas de acidentes de trânsito;
  • Simulações de situações de trânsito, como travessia de rua, por exemplo;
  • espalhar sinalizações de trânsito pela escola;
  • Debates e discussões sobre pontos importantes, como comportamento de motoristas de pedestres, consciência no trânsito, entre outros;
  • Passear com os alunos fora da escola para que reconheçam as sinalizações.

Leia também: Projeto Dia do Trânsito para Educação Infantil

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.