Auge da sagacidade: Qual a idade da ‘inteligência máxima’?
Pesquisa revela que atingimos o nosso potencial durante a vida adulta e depois há um decréscimo com o avanço da idade.
Estar no auge da inteligência é o sonho e ao mesmo tempo a dúvida de muita gente, afinal, será que existe alguma idade em que atingimos o nosso potencial? Uma equipe de cientistas no país da Alemanha avaliou jogos de xadrez durante 125 anos para responder a essa pergunta. Acompanhe este artigo e veja o que esses pesquisadores descobriram.
Leia mais: Como usar a inteligência emocional para construir amizades mais verdadeiras e sólidas
Existe idade para atingir o ápice da inteligência?
Os cientistas da Alemanha realizaram essa investigação por meio da análise de 24 mil jogos de xadrez, no decorrer de 125 anos. O objetivo era avaliar o potencial da cognição de uma pessoa e saber quando ele é atingido.
Assim, o grupo analisou jogos de xadrez profissional entre os anos de 1890 a 2014 e registrou mais de 1,6 milhões de jogadas. A partir disso, os pesquisadores compararam os movimentos humanos com os de um computador.
Então, conforme envelhecemos, foi possível observar que a nossa cognição muda. Portanto, com estes números foi possível tabular os dados e analisar o desempenho dos jogadores de xadrez à medida que foram envelhecendo.
Qual a idade da “inteligência máxima”?
Após a análise, a equipe de pesquisa alemã concluiu que nós atingimos o nosso auge da inteligência aproximadamente aos 35 anos de idade. Além disso, depois de alcançar o maior potencial, as habilidades cognitivas começam a diminuir com a idade superior aos 45 anos.
Ademais, notou-se que as nossas habilidades cognitivas são maiores, quando em comparação as dos nossos ancestrais. Afinal, o desempenho dos jogadores aumentou constantemente com o passar dos anos.
Embora cada pessoa apresente um tipo de inteligência, todo esse conjunto de habilidades pode ser desenvolvido. Entretanto, as pessoas que atingiram o auge da inteligência apresentam algumas características em comum:
- Adaptáveis: A adaptação faz parte do processo de evolução, portanto, modificar o comportamento para lidar com as mais diversas situações é uma característica de pessoas inteligentes.
- Curiosidade: São donas de uma curiosidade inata e adoram ler, pesquisar e aprender mais sobre assuntos que as interesse.
- Limitações: Pessoas inteligentes sabem até onde vai o seu conhecimento, então não têm medo de dizer que não sabem uma resposta.
- Mente aberta: Essas pessoas são muito receptivas a críticas e sugestões para tomar decisões ou melhorar algum aspecto no trabalho.
Comentários estão fechados.