Bacias Sedimentares Brasileiras – O que são, Formação, Origem
Essa partes estrutural da terra é de fundamental importância para estudos de geologia e dos fósseis, capaz de revelar a evolução da vida na terra.
O que são bacias sedimentares?
Bacias sedimentares são um tipo de formação geológica rochosa formada em áreas rebaixadas, mais precisamente nas depressões de relevo , que com o tempo, foram acumulando sedimentos, a partir daí surge seu nome “bacias sedimentares”. De forma mais simples, são depressões na superfície que, no decorrer do tempo, foram preenchidas por sedimentos.
Formação das Bacias Sedimentares
São formadas por várias camadas de sedimentos superpostas que podem ser restos de animais e vegetais, rochas, conchas, ossos, dentre outros.
Como dito anteriormente, as bacias podem ser formadas por matéria orgânica, por isso, muitos corpos ou restos de animais mortos foram “enterrados” pelos sedimentos que foram depositados no fundo dos oceanos. Com isso, variando entre as condições de temperatura e pressão, parte dos restos desses materiais sendo conservada, pode dar origem aos fósseis, que posteriormente poderá se transformar em petróleo, por exemplo. Nas bacias sedimentares encontram-se as maiores reservas de petróleo, gás natural e carvão.
Origem das Bacias Sedimentares
Essas estruturas se originaram a partir do desgaste das rochas cristalinas, que se fragmentaram em sedimentos menores e foram transportadas para regiões de menores altitudes, em que se acumularam e compactaram-se, formando assim as bacias sedimentares.Essas estruturas tem como principal elemento, as rochas sedimentares, as quais são formadas a partir do acúmulo de sedimentos.
Mas além das rochas sedimentares, reforça-se o uso de materiais de origem biológica (restos de animais, fragmentos de conchas, recifes de coral, ossos etc.); materiais depositados por erosão de regiões próximas à bacia, devido à ação da água, vento, rios ou geleiras; e materiais precipitados em corpos d’água dentro da bacia que também são responsáveis por originar essa formação geológica.
As principais formas de relevo formadas nessas áreas são as planícies, planaltos sedimentares e depressões.
Tipos de Bacias Sedimentares
As bacias sedimentares podem ser classificadas de acordo com algumas variáveis, como a evolução tectônica, a natureza do substrato da crusta, a localização relativa aos limites das placas, entre outros. São elas:
- Bacias oceânicas
- Bacias frontais
- Fossas de afundamento
- Bacias intracratônicas
- Bacias intramontanhosas
- Margens continentais
- Bacias de pull-apart
- Bacias de retroarco
Bacias Sedimentares do Brasil
Formadas durante as eras Paleozoica, Mesozoica e do Cenozoica, atualmente, cerca de 60% do território brasileiro, ou seja, aproximadamente 6 milhões de km2, é formado por bacias sedimentares de pequena e grande extensão, espalhadas por diversas regiões. Podemos destacar:
- Bacia Sedimentar do Amazonas
- Bacia Sedimentar do Araripe
- Bacia do São Francisco
- Bacia Sedimentar Potiguar
- Bacia Sedimentar do Parnaíba
- Bacia Sedimentar do Pantanal
- Bacia Sedimentar do Paraná
- Bacia do Recôncavo Tucano
Bacias Brasileiras Onde Se Explora Petróleo
- Bacia de Campos – localizada nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro;
- Bacia de Santos – localizada nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro;
- Bacia do Espírito Santo – localizada no estado do Espírito Santo;
- Bacia do Solimões – localizada no estado do Amazonas;
- Bacia Potiguar – localizada nos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte;
- Bacia de Sergipe e Alagoas – localizada nos estados de Sergipe e Alagoas;
- Bacia do Recôncavo, de Camamu-Almada, do Tucano e do Jequitinhonha – localizadas no estado da Bahia.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.