Banco do Brasil comenta consignado do Auxílio Brasil
Bancos privados já decretaram não ter interesse na empreitada disponível para o programa, visto que a operação é de alto risco tanto para o banco como para o cliente.
Com o aumento no valor para o Auxílio Brasil, também está chegando a oportunidade de oferecer crédito consignado para os beneficiários. Bancos privados já decretaram não ter interesse na empreitada disponível para o programa, visto que a operação é de alto risco tanto para o banco como para o cliente, já que não foi apresentado um teto de juros pré-estabelecidos.
Com os grandes bancos fora desse programa de consignado, a expectativa é que os bancos federais como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil ofereçam o empréstimo para beneficiários.
Leia mais: Possui crédito consignado do INSS? Saiba que é possível cancelar
Segundo Fausto Ribeiro, presidente do Banco do Brasil, a instituição avalia condições, prazos e riscos para uma possível oferta de crédito aos beneficiários, afirmando que haverá um posicionamento técnico e que não houve solicitação ao BB para que o crédito fosse disponibilizado. Na apresentação de resultados do trimestre, o presidente do banco afirmou que está buscando alternativas, e se for concluído que devem ingressar com condições satisfatórias de risco, certamente entrarão. Essa avaliação é feita de maneira conjunta à Caixa Econômica Federal.
Ribeiro também comentou que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) vão ter acesso ao crédito consignado da instituição, segundo um apelo feito recentemente pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, em uma reunião, solicitando aos bancos que reduzissem as taxas do consignado, com preferência ao público do BPC.
“O presidente pediu para todos os bancos olharem para esse público e levassem em consideração a vulnerabilidade dessas pessoas. Isso faz parte da nossa análise e a prestação (do consignado) tem que caber no bolso das pessoas para fazer sentido e trazer retorno aos nossos acionistas. Esta é a posição que será levada em consideração”, destacou o presidente do BB.
Atualmente, não há confirmação da totalidade de instituições que virão a ofertar o consignado com o Auxílio Brasil. As análises continuam sendo ponderadas pelos bancos, enquanto o benefício segue com os pagamentos com valor extra até dezembro de 2022.
Comentários estão fechados.