Bandeira do Chile
A bandeira do Chile é representada com três cores e uma estrela de 5 pontas. Saiba o que cada uma das cores e o símbolo significam.
O Chile é um país da América do Sul que ocupa uma longa faixa costeira ao sul do continente, se estendendo entre a cordilheira do antes e o pacífico.
A bandeira nacional do Chile é representada como um retângulo divido na horizontal com uma faixa vermelha e outra branca, com a parte superior direita marcada com um quadrado azul e uma estrela de cinco pontas.
História da bandeira do Chile
A primeira bandeira do Chile surgiu em 1812, no contexto das guerras chilenas contra a Espanha. Por isso, essa bandeira foi denominada “Bandeira da Pátria”.
Entretanto, tempos depois, outras bandeiras surgiram para substitui-la. A bandeira atual surgiu em 1817, na época da batalha de Chacabuco e adotada pela primeira vez no dia 18 de outubro de 1817.
Cores da bandeira do Chile
As três cores adotadas na bandeira do Chile possuem os seguintes significados.
- Vermelho: representa o sangue do povo que lutou pela independência do país;
- Branco: simboliza e recorda o branco da neve da Cordilheira dos Andes;
- Azul: representa o azul dos céus e as águas do oceano pacífico.
Símbolo
O único símbolo presente na bandeira do Chile é a estrela de cinco pontas, que estabelece relação com a república unitária chilena.
Além disso, muitos a relacionam a estrela com a Estrela de Arauco, simbolizando os povos indígenas araucanos, homenagem a esse povo originário do Chile.
Proporção oficial
A proporção oficial utilizada para representação da bandeira é de 2:3.
Dia da Bandeira do Chile
O dia da bandeira do Chile é comemorado no dia 9 de julho, em recordação ao Combate da Concepção, em 1882.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.