Bandeira do Paraguai

A bandeira do Paraguai possui uma estética de listras tricolores, semelhantes à da França. Confira mais detalhes sobre a bandeira do país.

0

O Paraguai é está localizado entre a Argentina, Brasil e Bolívia, sendo um dos dois países da América do Sul que não possuem saída para o mar.

A primeira bandeira do Paraguai foi criada no contexto de independência do país, em 1811. Era representada como um retângulo azul, em homenagem a Nossa Senhora de Assunção. Entretanto, outras bandeiras foram criadas após essa data, passando por diversas modificações.

A bandeira conhecida atualmente como símbolo do Paraguai foi criada em 1812 e adaptada em 1842, passando a ser representada com as listras tricolores e os dois emblemas.

Cores da bandeira do Paraguai

Anverso da bandeira do Paraguai.
Verso da bandeira do Paraguai.

As cores presentes na bandeira do Paraguai são o vermelho, branco e o azul, situadas em três listras. Uma das hipóteses para utilização dessas cores é de que a bandeira do Paraguai havia sido inspirada na bandeira tricolor francesa, como símbolo de libertação.

Outra explicação é a referência às cores utilizadas nos uniformes dos soldados do país quando defenderam Buenos Aires de invasões inglesas, no século XIX.

Significado das cores da bandeira do Paraguai

A primeira é a cor vermelha, representada como símbolo de justiça, igualdade, patriotismo, coragem e heroísmo.

A cor branca é a segunda a ser exposta na banheira. Seu significado é explicado como representação de paz, pureza, firmeza e união.

O azul é utilizado como símbolo da tranquilidade, liberdade, amor, conhecimento e verdade.

Emblemas da bandeira do Paraguai

Na bandeira estão dispostos dois emblemas diferentes, um na parte frontal e outro no verso.

Emblema anverso bandeira do Paraguai

O emblema utilizado no anverso da bandeira possui a escrita “República del Paraguay”, em um círculo com um ramo de oliveira e outro de louro.

No centro está uma estrela de cinco pontas de cor amarela, representando a Estrela de Maio. Esta estrela faz referência à independência do país, no dia 14 de maio de 1811.

Emblema verso da bandeira do Paraguai

O emblema localizado no verso da bandeira é denominado “Escudo de Hacienda”, com a escrita “Paz y Justicia” na parte superior do emblema.

Além disso, está estampado um leão ao centro e uma lança com um gorro frígio. O leão simboliza a coragem, a lança representa a luta e o gorro frígio a liberdade.

Bandeira do Paraguai para colorir

Agora que você já sabe um pouco mais sobre um dos símbolos oficiais do país, confira a bandeira do Paraguai para colorir:

Bandeira do Paraguai para colorir
Bandeira do Paraguai para colorir.

Curiosidades

  • A bandeira do Paraguai é uma das três bandeiras nacionais existentes do mundo que possuem os dois lados diferentes. As outras duas bandeiras são da Arábia Saudita e da Moldávia.
  • O dia da bandeira deveria ser comemorado em 15 de agosto, mas nessa data também é comemorada o dia da fundação da capital do país, Assunção. Por isso, o dia da bandeira é comemorado em 14 de agosto, para não coincidir as duas datas.
  • A bandeira do Paraguai está relacionada a bandeira da Argentina e a bandeira do Uruguai, porque os três países faziam parte do Vice-Reino da Prata.
  • A bandeira da Argentina, do Uruguai e do Paraguai possuem a Estrela de Maio como símbolo.

Veja também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.