Mau-humor pode ser algo bom? Entenda a nova abordagem psicológica
Uma nova abordagem psicológica busca uma nova maneira de realizar tratamento.
O comum das abordagens psicológicas é focar em estímulos de felicidade, porém nem sempre é ela que move alguém a fazer algo diferente na vida. Uma nova perspectiva de tratamento é conhecida como “psicologia positiva”. Ela está expandindo, pois o seu método não acomoda apenas psicólogos, mas também assistentes sociais, coaches e terapeutas.
Porém, há algumas evidências que sugerem que a abordagem possui um lado não tão bom. Acompanhe mais detalhes sobre os possíveis benefícios do mau-humor.
Leia mais: Psicologia das cores: o que elas têm a dizer sobre você?
A psicologia humana
A maioria dos conselhos dados pelos psicólogos é sobre viver o momento, buscando sempre enxergar o lado positivo das coisas. Isso faz com que as pessoas evitem sofrer por três danos emocionais: arrependimento, raiva e preocupação. Por um lado, isso parece uma tarefa fácil, na medida em que evitamos nos concentrar demais em arrependimentos e raiva sobre o passado, ou preocupações com o futuro.
O fato é que a psicologia humana é voltada para viver no passado e no futuro. Desse modo, as outras espécies têm instintos e reflexos para ajudar na sobrevivência, mas para os humanos, isso depende muito do aprendizado e planejamento. Isso porque não é possível planejar o futuro sem viver o passado. O arrependimento, por exemplo, é uma maneira de rever os erros passados e tentar fazer diferente no futuro.
O que mostrou a nova pesquisa?
A nova abordagem basicamente mostra que nem sempre as situações de felicidade podem realmente nos mover na vida. As situações de arrependimento, de preocupação e raiva também podem fazer diferença.
Assim como o arrependimento e preocupações, a raiva é uma emoção instrumental, como foi analisado na pesquisa. De acordo com alguns resultados, ela nos protege contra abusos de outras pessoas e motiva aqueles que estão ao nosso redor a respeitarem nossos interesses. Além disso, o estudo mostrou até que um certo grau de raiva pode ser útil em alguns momentos, como negociações.
Desse modo, o humor negativo em geral pode ser bastante útil em certos casos, tornando-nos mais céticos.
Comentários estão fechados.