Biosfera

0

O que é Biosfera? A Biosfera é a camada do globo terrestre onde vivem os seres vivos, termo que foi criado pelo geólogo Eduard Suess em 1875 e começou a ser muito usado na década de 20.

A biosfera corresponde ao conjunto de todos os ecossistemas existentes no planeta Terra e nela estão presentes todas as condições necessárias para a vida de seres vegetais e animais, dentre essas condições podemos ressaltar o solo, a água, o ar, etc.

Conceito de Biosfera

O termo biosfera está associado aos componentes abióticos do nosso planeta: a atmosfera, a litosfera e a hidrosfera. A harmonia dessas três esferas é o que garante a sobrevivência e reprodução dos seres vivos no ambiente natural.

Regiões que não possuem água ou que tem condições extremas (resultante das combinações desses fatores abióticos), como temperatura ou falta de luz, podem dificultar ou até mesmo impedir a existência de vida. Podemos dizer que a biosfera é dinâmica, já que todas as alterações que ocorrem na atmosfera, na litosfera e na hidrosfera também influenciam diretamente a biosfera.

Biosfera

Atmosfera

Camada gasosa que envolve o planeta Terra, constituída principalmente por nitrogênio (78%), oxigênio (21%), gás carbônico (0,03%), gases nobres e vapor de água.

A atmosfera regula a quantidade de calor absorvido e armazenado no planeta, equilibrando assim a temperatura.

Litosfera

É a camada sólida do nosso planeta, formada pelos minerais e pelas rochas. O solo é parte da litosfera e uma camada extremamente importante para a vida dos seres vivos.

Hidrosfera

É o conjunto de toda água existente no planeta (lagos, rios, lençóis freáticos, oceanos). Essa esfera ocupa 75% do planeta Terra, daí chamarmos a Terra de “planeta azul”, vista do espaço, a exorbitante quantidade de água existente aqui reflete a luz azul, fazendo com que nosso planeta pareça ter essa cor.

O ser humano é parte integrante da biosfera e pode atuar tanto com relações harmônicas quanto com relações desarmônicas, podendo causar grandes desastres na biosfera.

Biomas

Alguns biomas estão desaparecendo pela ação devastadora do homem, cardumes estão sendo extintos pela pesca em locais proibidos e a construção de grandes áreas de pastagem e monoculturas causando a destruição do solo.

A frágil relação entre o homem e o meio ambiente deve ser pautada no cuidado e na sustentabilidade, para que a biosfera não seja destruída a longo prazo.

Denisele Neuza Aline Flores Borges
Bióloga e Mestre em Botânica

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.