Real Digital: a nova moeda que promete revolucionar a economia brasileira
O Real Digital é uma moeda virtual que está prevista para ser lançada no país entre 2023 e 2024. A novidade irá movimentar bastante a economia.
As criptomoedas (moedas digitais) surgiram há 13 anos com o lançamento do Bitcoin. A promessa inicial era de substituir o dinheiro de papel, contudo, não foi bem isso que ocorreu. Atualmente, elas são mais utilizadas como ativos (bens que podem ser negociados). Nesse sentido, o Brasil planeja lançar o Real Digital para movimentar a economia. Confira a novidade!
Leia mais: Criptomoedas em 2022: Veja se ainda vale a pena
Tudo que você precisa saber sobre o Real Digital
A nova moeda está sendo pensada para modificar bastante as operações da economia brasileira, como aconteceu com o lançamento do Pix em 2020. Em linhas gerais, o Real Digital servirá para fazer pagamentos, transferências e saques e terá o mesmo valor do real em cédulas e moedas.
Caso a população aceite bem a ideia (como aconteceu com o Pix), é possível que o dinheiro físico seja cada vez menos usado, e desse modo, o Real Digital irá recuperar o sentido inicial das criptomoedas. Veja a seguir os detalhes sobre como essa moeda está programada para funcionar.
Carteira Virtual para o Real Digital
O Banco Central (BC) pretende criar uma carteira virtual para a nova moeda, que ficará sob a custódia de um agente autorizado pelo BC, como um banco ou outra instituição financeira. Assim, a ideia é que as operações com o Real Digital ocorram por intermédio dessa instituição autorizada.
Investimentos com o Real Digital
A moeda também poderá ser usada para investimentos, e a ideia inicial é que seus valores sejam guardados em uma poupança nas respectivas carteiras digitais. Ademais, o Real Digital ainda poderá ser convertido em depósitos bancários e reais físicos.
Impacto do Real Digital na economia
O impacto do Real Digital esperado na economia é o de uma maior facilidade aliada a mais eficiência em diversos serviços, sobretudo no que se refere ao uso de tecnologias para movimentações financeiras, como é o caso da blockchain, uma economia baseada em tokens muito utilizada por empresas de moda, esportes e games.
Diferença entre o Real Digital e o dinheiro físico
A principal diferença entre o dinheiro físico e o Real Digital é que esta permitirá novos modelos de negócios dentro da economia global, afinal o mundo está cada vez mais tecnológico. Portanto, será possível a incorporação de contratos inteligentes e maior flexibilidade no uso do dinheiro.
Comentários estão fechados.