Brincadeiras com bambolê

O bambolê é perfeito para estimular a criatividade, além de proporcionar um bom exercício. Confira brincadeiras com bambolê!

Atualmente, as brincadeiras com tablets, videogames e celulares são muito utilizadas para entreter e ensinar crianças. Por isso, materiais tradicionais podem ser esquecidos.

Porém, os materiais clássicos são ótimas alternativas por terem custos radicalmente reduzidos e uma enorme capacidade de estimular a criatividade. Assim, o bambolê é um exemplo de brinquedo pedagógico que encanta crianças de todas as idades.

Além de garantir diversão, também melhoram as habilidades físicas e de socialização. Confira brincadeiras com bambolê!

Túnel de bambolê

Túnel de bambolê
Túnel de bambolê

Peça que cada criança, organizadas em filas, segure um bambolê apoiado no chão. Assim, uma pessoa pode percorrer o túnel de bambolê e, ao chegar no final, é necessário segurar um bambolê e fazer parte do túnel.

Amarelinha

Nessa brincadeira, é possível alternar as dificuldades. Comece com uma linha reta de bambolês, pulando só com uma perna, para dentro e para fora e qualquer combinação que desejar. Depois, faça duas fileiras ou um caminho ainda mais complexo.

Acerte o alvo

Posicione os brinquedos no chão e peça que a criança acerte o círculo com uma bola.

Pulando com bambolê

Além de girar o bambolê no mesmo movimento de uma corda, é possível posicionar o brinquedo no tornozelo. O desafio é girar o círculo com um pé, levantando o outro cada vez que o aro passar.

Passando o bambolê

Em círculo, as crianças devem unir as mãos. Em seguida, coloque um bambolê entre os braços em algum ponto do círculo e peça que as crianças passem o bambolê sem soltar as mãos.

Dança dos bambolês

Assim como na dança das cadeiras, é possível usar bambolês. No lugar das cadeiras, organize os brinquedos em círculo. Dessa forma, cada participante deve pular para dentro de um círculo, que só pode conter uma pessoa.

Cabe mais um

Cabe mais um
Brincadeiras com bambolê – Cabe mais um

Peça que duas a quatro crianças entrem em um bambolê, elevando-o até a cintura. Assim, unidos, devem obedecer às ordens como pular em conjunto, andar para a direita, abaixar, entre outros comandos.

Rolamento de aros

Talvez uma das brincadeiras com bambolê mais antigas, o rolamento de aros necessita somente de um pau para bater no bambolê e incentivar o giro, enquanto a criança corre.

Girar o bambolê

Esse clássico consiste em colocar o brinquedo na cintura e girar o quadril rapidamente, fazendo com que o bambolê acompanhe o movimento.

Minha mãe mandou

Coloque um bambolê no chão e explique para a criança que você dará comandos. Então, diga que minha mãe mandou pular para fora do bambolê, minha mãe mandou colocar as duas mãos para dentro do bambolê, entre outras possibilidades.

Quanto mais crianças participam, mais divertida se torna a brincadeira!

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More