Atividades de Educação Física

A atividade física é importante para todas as idades, incluindo estudantes das mais diversas idades. Veja algumas sugestões de atividades para ensinar e divertir os alunos.

2

Várias atividades de educação física podem ser traduzidas em um ambiente de sala de aula. Elas funcionam bem porque exigem equipamentos mínimos e você pode fazê-los em espaços confinados.

Essas atividades não apenas proporcionam aos alunos uma chance de se divertirem, mas também ajudam a melhorar a capacidade de ouvir, o pensamento crítico e as habilidades motoras, ao mesmo tempo em que aumentam seus níveis de condicionamento físico.

Se sua escola tem pouco espaço na quadra ou se você quer apenas que seus alunos gastem energia em sala de aula, experimente essas atividades.

Agarre a bola

Agarre a bola é uma atividade que une todos os aspectos competitivos e atléticos de uma atividade de Educação Física mas é projetada especificamente para a sala de aula. Os professores adoram este jogo porque os alunos devem permanecer completamente focados.

Já os alunos adoram porque eles ficam sentados em suas carteiras e se divertem na sala de aula. Este jogo permite que os alunos pratiquem seu foco, objetivo e precisão. Quando a bola é atirada para um aluno, ele deve pegá-la e jogá-la para outro aluno que está sentado.

Se o apanhador soltar a bola, ele está fora. Se o lançador joga a bola muito alta ou muito longe para um aluno pegá-lo, ele está fora. Os alunos que estão fora devem se sentar em uma cadeira e permanecer em silêncio. O vencedor é o último aluno sentado em uma carteira.

Quatro cantos

Outro jogo que funciona bem em uma sala de aula ou numa quadra é chamado de quatro cantos. Para brincar, o professor e os alunos numeram os cantos da sala de aula. Uma pessoa, geralmente o professor, conta a partir de 30, e um aluno fica no meio da sala de aula com os olhos fechados.

Enquanto o professor conta, todos os alunos, exceto o do meio, caminham até um dos cantos e ficam lá esperando.

Quando o professor para de contar e cada aluno está em um canto, a pessoa no meio chama um número e abre os olhos. Alunos de pé naquele canto devem retornar às suas mesas e sentar-se. Continue a jogar até que uma pessoa permaneça de pé.

Charadas Animais

Um jogo ativo voltado para crianças mais novas é o charadas de animais, também conhecido como “Que tipo de animal você é?” Esta atividade encoraja os alunos a usar a imaginação e o corpo tentando se mover como certos animais.

Este jogo pode ser jogado de várias maneiras diferentes. Você pode colocar música e se mover como animais diferentes ou um grupo ou selecionar um aluno para representar um animal enquanto o restante dos alunos tenta adivinhar qual é.

O líder diz

Um jogo clássico que funciona bem em quadras e salas de aula. O líder diz pode ser jogado sem adereços ou equipamentos. Neste jogo, uma pessoa – geralmente o professor – é responsável por dar comandos de movimento que os alunos seguem.

Você deve se mover somente quando o professor diz “O líder diz” antes da instrução. Se você se mover quando o professor não diz, você está fora e deve retornar ao seu lugar. É recomendado transformar essa atividade em um jogo com exercícios.

Para fazer isso, dê comandos como “O líder diz para dar 10 pulos” ou “O líder diz para fazer cinco flexões”.

  1. montador de moveis sao jose dos campos Diz

    Legal!

  2. Dicas Receitas Diz

    Olá, gostei muito das informações de seu site.
    Ótimos quando lemos artigos de qualidade como esse.
    Parabéns

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.